logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

No Dia de Combate ao Trabalho Infantil, TRT-7 promove ação social em biblioteca comunitária

Jovem realiza leitura para crianças em uma roda
Localizado na Granja Lisboa, o Quintal Cultural Raimundo Vieira é uma biblioteca comunitária que trabalha com arte e cultura para crianças e adolescentes

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) promove ação social, nesta segunda-feira (12/06), na biblioteca comunitária Quintal Cultural Raimundo Vieira, situada no bairro Granja Lisboa, Fortaleza. O evento foi idealizado para fomentar ações educativas voltadas para crianças e adolescentes e conta com a parceria do Coletivo Cabinhas Leitores. Cerca de 50 alunos são esperados no dia.

Na data, estão previstas atividades artísticas, doações de brinquedos e livros educativos e conscientização sobre a importância do estudo, leitura e brincadeiras na infância como forma de afastar crianças e jovens do trabalho infantil irregular. O equipamento literário promove formação para crianças e adolescentes e oferece mediação de leitura, cursos de teatro, capoeira, coral e ancestralidade para a comunidade.

A ação é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-7. Os gestores do programa, desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque e o juiz Antônio Célio Martins Timbó Costa, escolheram a data da ação para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

O evento também é uma parceria com o Programa Fada Madrinha do TRT-7, que promove capacitação para estagiários do órgão. Os brinquedos e livros educativos que serão doados foram arrecadados junto ao corpo funcional da Justiça do Trabalho do Ceará como parte da ação social do Programa.

Cabinhas Leitores

De acordo com balanço social do coletivo Cabinhas Leitores, num período de um ano já foram beneficiadas 1.066 crianças com as ações literárias da entidade. Em torno de 458 livros foram utilizados para a mediação de leitura através de mais de 300 horas de tempo de voluntariado. 

O público atendido pelo coletivo Cabinhas Leitores compreende majoritariamente crianças de 4 a 12 anos que moram nas cercanias das bibliotecas comunitárias da cidade de Fortaleza. Nos últimos seis anos, o coletivo atuou nos bairros Barra do Ceará, Centro, Barroso, Granja Lisboa, Meireles, Padre Andrade, Vila União e Varjota.

Quintal Cultural

O Quintal Cultural Raimundo Vieira é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com arte e cultura para crianças e adolescentes. A coordenadora da iniciativa, Lenice Ferreira, é poeta, escritora, compositora e cantora. Transformou sua própria casa num projeto social que beneficia a comunidade do bairro Granja Lisboa e adjacências.

Serviço

Ação social do TRT-7 na biblioteca comunitária Quintal Cultural Raimundo Vieira
Data: 12 de junho de 2023 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 11h
Endereço: Rua Xavier da Silveira, 2.781 - Granja Lisboa, Fortaleza - CE,
Mais informações: (85) 3388-9227 ou fadamadrinha@trt7.jus.br