logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE lança "Agenda 7 de Cultura" nesta quinta

Com um show do violonista Nonato Luiz, nos jardins da casa sede, às 17 Horas, do dia 07 de maio, o TRT/CE lança seu programa cultural denominado “Agenda 7 de Cultura”.

A programação terá sete meses de duração, de maio a novembro de 2009, com atividades sempre na quinta-feira, abrangendo música com o “Sete Musical”, na primeira quinta-feira, artes plásticas com o “Pintando o Sete”, na segunda semana do mês, literatura com o “Letra Sete” na terceira quinta-feira, e cinema com a “Sétima Arte”, no estilo cineclube, na quarta quinta-feira do mês, sempre com uma produção que tem temática no mundo do trabalho.

No lançamento da “Agenda 7 de Cultura”, o “Sete Musical” terá no palco o cearense Nonato Luiz, nascido em Lavras da Mangabeira, que começou sua história artística aos quatro anos de idade, tocando cavaquinho. Passou por outros instrumentos até chegar ao violão que se tornou definitivamente sua eterna paixão. Seu primeiro disco, “Terra”, lançado em 1980, contou com a participação de Raimundo Fagner e João Donato, entre outros. Em 1984, participou de trabalho em homenagem ao pintor Pablo Picasso, lançado na Europa. Em 1985, apresentou-se na Itália, França e Áustria, oportunidade em que tocou, pela primeira vez, no Mozarteum, o templo dos grandes instrumentistas mundiais. Durante sua turnê européia gravou o álbum “Guitarra Brasileira” e “Retrato do Brasil”. No mesmo ano, lançou um disco dedicado à música do carioca-mineiro Milton Nascimento, intitulado “Milton Nascimento by Nonato Luiz”. Em 1992, realizou temporada patrocinada pela UNESCO, em Paris.

A segunda quinta-feira de maio, dia 14, traz o “Pintando o Sete” com Sérvulo Esmeraldo, artista plástico nascido no Crato que adquiriu renome internacional a partir da década de 50, com sua luta pela divulgação da arte nordestina e pela renovação artística no Ceará. O artista contribuiu não só para a divulgação da arte brasileira no exterior como trouxe a arte contemporânea de todo o mundo para sua cidade. Fundou o Museu de Gravura no Crato, em 56, estudou litogravura com Johnny Friedlander, passando a se integrar ao ateliê da Escola de Belas Artes de Paris e foi o organizador das Exposições Internacionais de Esculturas Efêmeras, em 1986 e 1991, da qual participaram muito artistas nacionais e internacionais. De volta ao Brasil, promove a divulgação da arte contemporânea em seu Estado, particularmente em Fortaleza - e para isso usou sua própria obra, espalhando suas esculturas pelos prédios da cidade, fazendo uma articulação entre arquitetura e escultura.

Na terceira quinta-feira de maio, o “Letra Sete” contará com a presença do sobralense Gilmar de Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará e doutor em comunicação e semiótica pela PUC/SP, intelectual apaixonado pela tradição e cultura populares, colecionador de cordéis, pesquisador e conhecedor do interior cearense com mais de 24 livros acadêmicos publicados, tais como Publicidade em Cordel (1994); Madeira Matriz (1999); Patativa do Assaré (2000); Patativa Poeta Pássaro do Assaré (2002), Desenho Gráfico Popular (2000), Patativa do Assaré - Pássaro Liberto (2002), Mestres Santeiros - Retábulos do Ceará (2004), Tramas da Cultura (2005), Artes da Tradição (2005) e Lyra Popular (2006), sem contar com as obras literárias, peças de teatro e inúmeros artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior.

Na última quinta-feira do mês de maio, o “Sétima Arte” traz a exibição do filme “Ladrões de bicicleta”, marco cinematográfico realizado em 1948, por Vittorio De Sica, drama de maior exemplo do neo-realismo italiano pós Segunda Guerra Mundial. Fazendo o retrato da sociedade italiana da época (com a crise econômica, o desemprego, a miséria), o clássico constitui também um canto ao fortalecimento dos laços entre um pai e um filho. Estreado em Portugal nos anos 50, “Ladrões de Bicicletas” obteve diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Confira a programação do primeiro trimestre da “Agenda 7 de Cultura”:

MAIO

Dia  Evento Atração

07 de maio

Sete Musical

Nonato Luiz

14 de maio

Pintando o sete

Sérvulo Esmeraldo

21 de maio

Letra Sete

Gilmar de Carvalho

28 de maio

Sétima Arte

“Ladrões de bicicleta”

JUNHO

Dia  Evento Atração

04 de junho

Sete Musical

Quarteto Bom Tom

10 de junho

Pintando o Sete

Coletiva

18 de junho

Letra Sete

Myrson Lima

25 de junho

Sétima Arte

“O Corte”

JULHO

Dia Evento Atração

02 de julho

Sete Musical

Adelson Viana e CE Brazuka

09 de julho

Pintando o Sete

Sílvio Rabelo

16 de julho

Letra Sete

Fernando Catroga

23 de julho

Sétima Arte

“Vidas Secas”