logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT do Ceará comemora Semana Nacional de Museus

Integrado com o Ministério da Cultura, o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região participou da Semana Nacional de Museus, que é promovida desde 2003 com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

O Memorial do TRT/CE, junto às ações do Ministério da Cultura elaborou, em parceria com a ERMAT/CE - Escola Regional da Magistratura do Trabalho do Ceará, uma programação expressiva que colaborou com vários órgãos públicos na preservação da memória institucional dos mesmos, além de divulgar as ações deste Regional no resgate, custódia e promoção do acervo representativo de sua história.

Participaram das atividades realizadas no TRT/CE, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Rio Grande do Norte, Secretaria da Fazenda do Estado - SEFAZ, Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS, Assembléia Legislativa, Universidade Federal do Ceará - UFC, além de magistrados, servidores e estudantes dos cursos de História, Biblioteconomia e Direito de várias instituições de ensino superior.

A abertura da Semana Nacional de Museus no TRT/CE foi feita pelo presidente do Tribunal, desembargador José Antonio Parente da Silva, que destacou o compromisso da administração com a preservação da memória do Tribunal e da Justiça do Trabalho em nosso Estado. O desembargador Antônio Marques Cavalcante Filho, Ouvidor-Geral do TRT/CE, também manifestou sua satisfação com o evento, falando da importância de se buscar a preservação de documentos e da história da Justiça trabalhista.

Em seguida, a responsável pelo Memorial do TRT/CE, Maria Ester Russo Lima, proferiu palestra sobre a “Nova Conceituação Museográfica do Memorial do TRT” e as ações programadas pelo setor durante todo o ano de 2009 para, na seqüência, convidar a juíza aposentada Magda Biavaschi, do TRT da 4ª Região e presidente do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, para falar sobre a “Memória e Preservação de Documentos: Direitos do cidadão”, encerrando as atividades do primeiro dia de atividades.

No segundo e último dia de atividades, foram apresentadas as palestras sobre “Sistema SIABI para automação de Museus”, proferida pelo diretor da W.J. Informática, empresa sediada em Natal/RN e responsável técnica pelo sistema de gerenciamento da Biblioteca e Memorial deste TRT, e “Projeto Cenográfico para Museus”, com o museógrafo Chico Aragão, Mestre em Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalúnia, Espanha, finalizando com visita guiada ao Memorial do TRT da 7ª Região sob a ótica da museologia.

A Semana Nacional do Museu no TRT/CE contou com mais de cem inscritos e foi organizado pelo Memorial, em parceria com o Setor de Biblioteca e promoção do TRT - 7ª Região, ERMAT/CE, IPHAN e apoio cultural do SINDISSÉTIMA, SIABI e Barsa Planeta.