logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho inaugura sistema de videoconferência

“O senhor escreveu seu nome na história da Justiça do Trabalho, ministro Rider”. Com esta declaração, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho e diretor da ENAMAT - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, saudou o presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, por ocasião da inauguração, na tarde desta quarta-feira, dia 10, da nova etapa do projeto de interligação da Justiça trabalhista brasileira em nível nacional: o projeto “Rompendo Distâncias”, que permitirá a comunicação direta entre o TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, em Brasília, com todos os TRTs e destes com as Varas da Justiça do Trabalho.

A videoconferência desta quarta-feira interligou o TST e 22 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. O presidente do TST, ao lado de vários outros ministros, colocou o sistema em operação saudando o esforço concentrado de técnicos e magistrados da Justiça do Trabalho de todo o País que permitiu a interligação. “Está inaugurada uma nova realidade”, destacou o ministro Rider Nogueira, para quem o sistema traz muitas vantagens ao evitar deslocamentos e economizar recursos, com a redução de gastos com diárias e passagens.

Para os que fazem a Justiça do Trabalho, com essa nova ferramenta tecnológica, a realização de encontros à distância se torna mais eficaz a partir da instalação, pela Embratel, da Rede Corporativa de Longa Distância da Justiça do Trabalho, por onde vão trafegar os dados, como vozes e imagens nas videoconferências, mas também sistemas informatizados como o e-Doc, a Carta Precatória Eletrônica, o Escritório do Advogado, o Gabinete Virtual, o Cálculo Unificado, o SIGA - Sistema Integrado de Gestão Administrativa, e o SUAP - Sistema Único de Acompanhamento Processual, que concretizará o processo judicial eletrônico.

A criação da rede corporativa começou a tomar forma em 2005, quando foi elaborado o projeto técnico. Em novembro de 2006, a Embratel venceu a licitação realizada pelo TST para a implantação, e, em agosto de 2007, o contrato foi assinado. A execução do projeto coube a um grupo de trabalho composto pelos TRTs da 2ª (SP), 4ª (RS), 5ª (BA), 14ª (RO), 15ª (Campinas) e 23ª (MT) Regiões, sob a coordenação do TST e do CSJT.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, disse, ao participar da videoconferência, que com esse sistema “a Justiça do Trabalho dá um salto fantástico no sentido de aprimorar sua relação na prestação de serviço com o jurisdicionado. Vamos avançar, inclusive, no aspecto doutrinário”, concluiu.