logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Teletrabalho é o tema abordado no programa de TV do TRT/CE deste sábado (31/8)

O programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho deste sábado (31/8) tem como tema "Teletrabalho". Os convidados desta edição são o juiz do trabalho Hermano Queiroz Júnior e a professora doutora em Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília Gardênia Abbad. O programa é exibido na TV Ceará às 14h30 do sábado e na sexta-feira, na TV Fortaleza, também às 14h30.

No Brasil, o teletrabalho, também chamado home office ou trabalho remoto, ganhou regulamentação pela Reforma Trabalhista (Lei 13. 467/2017). Conforme o dispositivo, considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. Apesar de já existir no mercado de trabalho há muito tempo, a regulamentação da atividade trouxe oportunidade de formalizar esse regime de emprego, que pode ser vantajoso tanto para empresas quanto para empregados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), existem cerca de 15 milhões de teletrabalhadores no país. Segundo a última Pesquisa Home Office 2018, encomendada pela Sobratt, aproximadamente 45% das empresas (de diferentes ramos e portes) oferecem o teletrabalho aos seus funcionários e 15% avaliam a implantação do regime. O crescimento do teletrabalho no País, em relação à pesquisa anterior (de 2016), é de 22%. Os setores de atividades que mais utilizam o teletrabalho são tecnologia da informação, telecomunicações e serviços.

Programa de TV do TRT/CE

Produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, o programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho tem formato de debate e aborda temas relacionados ao Direito Trabalhista. Há dez anos no ar, o programa tem meia hora de duração e busca explicar, de forma didática, os fatos de que trata a Justiça do Trabalho e o mercado de trabalho.

O programa é estruturado com uma reportagem que introduz o tema do dia e, no estúdio, juristas e especialistas convidados fazem a análise do assunto. A apresentação é da jornalista Camilla Andrade e as reportagens são do jornalista Leonardo Marinho. A produção das pautas é da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE.

Os telespectadores podem sugerir pautas para o programa pelo e-mail justicadotrabalho@trt7.jus.br ou pelo telefone (85) 3388-9426.

Exibição

TV Ceará
Sábados às 14h30
Canais: 5 (TV aberta digital e Vivo/GVT) e 17 (Multiplay/NET)

TV Fortaleza
Sextas-feiras às 14h30
Canais: 61.4 (TV aberta digital) e 6 (Multiplay)

Assista a edições anteriores do programa no nosso canal do Youtube AQUI