logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE compartilha boas práticas de gestão com TRE/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região está compartilhando suas boas práticas de gestão com outros órgãos da administração pública. Depois de conseguir a redução de 44,23% na conta de energia elétrica na sede do Tribunal e de 20,46% na conta do Fórum Autran Nunes, o TRT/CE cedeu sua servidora Raffaella Lisbôa Mota, da Assessoria de Controle Interno do TRT/CE, para realizar, no período de 10 a 21 de agosto, estudo de otimização do contrato de fornecimento de energia elétrica no edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

O trabalho da servidora da Assessoria de Controle Interno do TRT/CE, em consonância com os objetivos traçados pela administração do TRE/CE, buscou orientar sobre a otimização do consumo de energia elétrica, um resultado do trabalho de auditoria já realizado pelo setor no âmbito da Justiça do Trabalho.

No caso do TRT/CE, o Setor de Auditoria de Gestão da Assessoria de Controle Interno do Tribunal constatou que o consumo mensal de energia elétrica era menor do que o efetivamente contratado e pago à COELCE, o que resultava em prejuízo para o TRT/CE. Já no caso do TRE/CEO, o estudo realizado em apenas duas semanas, propôs o aumento de demanda contratada para 285 kW, mantendo inalterada a estrutura tarifária atual (convencional). Com base em dados de um ano eleitoral, foi possível projetar uma economia de cerca 12,8% no valor das contas de energia elétrica do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Além do estudo de otimização, a servidora analisou a situação física e de recursos humanos do TRE/CE, no que diz respeito à área de conservação de energia elétrica. “A análise que nós fizemos resultou na sugestão de várias ações concretas, várias delas já corroboradas pela administração na forma de uma portaria”, afirmou Raffaella Lisbôa. Tendo em vista a necessidade de conscientização dos usuários, foi realizada uma apresentação para os servidores e para a administração do TRE/CE, na última sexta-feira, que contou com a presença do diretor-geral do TRE, Rodrigo Ribeiro Cavalcante, a secretária de Administração, Sânzia de Souza Medeiros Montenegro, da diretora da Assessoria de Controle Interno do TRT/CE, Ana Paula Zaupa, além da participação de outros palestrantes como o gestor do contrato de fornecimento de energia elétrica, Antônio Júnior, e Thyago Lisbôa Mota, de Tecnologia da Informação, que fez palestra sobre VoIP.

Também foi possível para o pessoal do TRT/CE tomar conhecimento de boas práticas de gestão no âmbito do TRE/CE como processos inovadores de padronização de formulários e a redução de etapas no fluxograma, com impacto direto na redução no prazo de procedimentos. Com essa inovação, foi registrada uma redução de aproximadamente 40,7% no prazo de dispensas e 46,4% de redução no prazo de pregões, além da redução de custos.