Gestão documental da Justiça do Trabalho do Ceará é destaque em evento de Arquivologia
- Página atualizada em 14/08/2018
A utilização de sistemas informatizados de documentos na Justiça do Trabalho do Ceará foi apresentada em uma mesa-redonda para troca de boas práticas em gestão documental, na manhã da segunda-feira (13/8), em encontro ocorrido no Sebrae, em Fortaleza. O evento Arquivologia em Ação teve como debatedores os servidores do TRT/CE Ana Virgínia Lima de Lucena e Germano Cunha, entre outros convidados.
Segundo Ana Virgínia, a gestão documental é uma área de conhecimento muito específica e que ainda carece de padronização. "No Brasil, existem normas para a atividade, mas elas não tratam dos sistemas de informática necessários para a prática, daí a importância de eventos como esse, onde podemos trocar experiências com outros órgãos", afirma a coordenadora da Seção de Gestão Documental do TRT/CE.
Enquanto a servidora abordou o uso do AutoDoc, sistema para processos físicos, o servidor Germano Cunha apresentou o uso do sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJe. "Ficamos satisfeitos em perceber que as práticas de gestão documental aplicadas na Justiça do Trabalho do Ceará estão sendo bem desenvolvidas, tanto em relação aos documentos físicos quanto aos eletrônicos", considera a servidora.
O Arquivologia em Ação é um evento mensal promovido pela Associação de Arquivologistas do Estado do Ceará. Nesta edição, também participaram profissionais da Universidade Federal do Ceará, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev no Ceará.