logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestão do Programa Trabalho Seguro busca parcerias com grandes empresa e sindicados

A gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) tem buscado parcerias com grandes empresas cearenses e sindicatos com a finalidade de implantar estratégias voltados à segurança no trabalho. Com esse fim, o desembargador do Tribunal Regional do Ceará Francisco José Gomes da Silva visitou, durante o mês de maio, a Companhia Siderúrgica do Pecém e a fábrica de cimento Apodia e também reuniu-se com sindicatos representantes de grandes categorias, como o Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará.

Na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o magistrado, que é um dos gestores nacionais do PTS, reuniu-se com o presidente, Eduardo Parente, e assessores ligados à área jurídica e de segurança do trabalho. Ele propôs a criação de um programa permanente voltado à saúde e segurança dos trabalhadores da CSP e se dispôs a realizar palestras periódicas para os colaboradores da empresa. Na sequência, fez uma visita às instalações da siderúrgica.

Localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a CSP emprega atualmente - de forma direta e indireta - mais de cinco mil pessoas. Com investimento da ordem de US$ 5,4 bilhões, a CSP é a primeira usina integrada no Nordeste com capacidade para produzir três milhões de toneladas de placas de aço por ano. Construída em uma área de 571 hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o empreendimento é um dos grandes vetores do desenvolvimento socioeconômico no Ceará.

Em prosseguimento às articulações com empresários e trabalhadores para a conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho, o gestor do PTS também visitou, no dia 19 de maio, um dos maiores parques cimenteiros do país. A fábrica de cimento Apodi possui milhares de trabalhadores em duas unidades no Ceará. Na unidade localizada no Pecém, o desembargador Francisco José Gomes da Silva conheceu o processo de fabricação do material e também as ações implementadas pela empresa para combater acidentes de trabalho.

Sindicatos
A gestão regional do PTS tem promovido reuniões constantes com sindicatos de trabalhadores e empregadores. O último encontro foi com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará no dia 23 de maio. Houve reuniões também com o Sindicato da Construção Civil, com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Turismo e Loterias no Estado do Ceará e com o Sindicato dos Eletricitários.

“A prevenção é sempre o melhor caminho a ser trilhado para a redução de acidentes e a parceria entre trabalhadores, empregadores e o Estado é a maneira mais rápida e eficiente de alcançarmos esse objetivo”, afirma o desembargador-gestores do PTS.

Getrin7
Em funcionamento desde 2011, o Programa Trabalho Seguro no Ceará já tem parceria com vários segmentos da sociedade. Atualmente, o Programa congrega mais de 40 instituições públicas e privadas, que, juntas, formam um grupo de trabalho interinstitucional denominado Getrin7.