logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

"Mundos do Trabalho na Praça" será lançado dia 12 de novembro

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, lança, nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, às 8 horas, durante café da manhã na sede do TRT/CE, o Programa Mundos do Trabalho na Praça. A iniciativa reúne, além do Tribunal, outras quinze instituições e órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a promoção da cidadania.

Com o tema "Mundos do Trabalho na Praça: serviços e informações ao alcance de todos", a Praça do Ferreira será espaço para difusão de direitos e garantias do trabalhador no próximo dia 05 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Centro de Fortaleza, na primeira edição do Programa "Mundos do Trabalho na Praça".

Durante todo o dia, a população que for à Praça do Ferreira terá acesso a serviços e informações como emissão de CTPS - Carteira do Trabalho e Previdência Social, bolsa de emprego, orientações trabalhistas, cadastro para qualificação profissional, inscrição no programa Bolsa Família, microcrédito orientado, atendimento às pessoas portadoras de deficiência, ao
trabalhador autônomo, informação e inscrição para empreendedor individual, além de orientações sobre direitos trabalhistas, saúde do trabalhador, vigilância em saúde ambiental e trabalho, pré-inscrição no bolsa-emprego, oficinas sobre aquecimento global e processo produtivo, combate ao trabalho escravo, exposições temáticas, distribuição de cartilha sobre direitos básicos do trabalhador. O Programa "Mundos do Trabalho na Praça" é uma forma de experimentar, na prática, a integração das variadas políticas públicas dirigidas ao Trabalho.

Participam do programa o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região e mais quinze instituições, numa construção coletiva e transversal que envolve órgãos do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, tais como o SINE/IDT, SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Câmara Municipal de Fortaleza, SEBRAE/CE, Secretaria do Trabalho e
Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Ceará, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Advocacia Geral da União, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Procuradoria da Fazenda Nacional. "O programa é de social importância para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça do Trabalho e parte do princípio que políticas públicas, cujo lastro sejam os direitos fundamentais, se realizam de forma interdisciplinar e integrada entre instituições, onde os vários
olhares se complementam para a sustentabilidade dos objetivos da cidadania efetiva. O desafio é necessário e urgente", afirma a professora Adelaide Gonçalves, diretora pedagógica da Escola Judicial do TRT do Ceará - 7ª Região.

Para além do evento público, a experiência poderá ser potencializada. A expectativa é que tenha dimensão continuada e sistemática, agregando atores envolvidos e outros que se solidarizem à iniciativa, buscando intercambiar experiências, promover ações conjuntas e discutir a implementação de outras atividades interinstitucionais dirigidas ao Mundo do Trabalho. Para o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, "a idéia de ir à praça, levando informação e formação sobre o Mundo do Trabalho, tem uma forte referência, não só no âmbito do Tribunal, mas em todas as instituições que atendem empregados e empregadores. Quanto mais as instituições fomentam esse processo de informação, de transferência de conhecimento, mais vamos promover cidadania na prática, no dia-a-dia da nossa população, vamos promover o acesso à justiça social, à dignidade e aos direitos humanos", concluiu.