logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Homenagem marca o Dia Internacional da Mulher no Fórum Autran Nunes

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 08 de março, ganhou uma audição especial nas dependências do Fórum Autran Nunes, com apresentação do Coral Sétima Voz, formado por servidores da Justiça do Trabalho do Ceará. O coral passou por todas as 14 Varas da Capital e diretorias do Fórum, instaladas no Edifício Dom Hélder Câmara, começando pela Diretoria Administrativa que fica no 9º andar, homenageando as mulheres com apresentação da música “Maria, Maria”, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Para a servidora Maria Gomes de Lima, “a homenagem foi belíssima e comovente. Eu me senti honrada no Dia da Mulher. Achei muito bonito e a música “Maria, Maria” eu achei que foi para mim mesma”, afirmou.

Já a servidora Nadege Albuquerque de Oliveira, “a presença do Coral foi linda. Muito bom tudo isso, a forma e o carinho com que fomos homenageadas”, disse.

A homenagem realizada na segunda segunda-feira, dia 08 de março no Fórum Autran Nunes, também acontecerá nesta terça-feira, dia 09 de março, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

A presidente do SINDISSÉTIMA, Heloisa de Siqueira Felício, lembrou a importância das comemorações do Dia Internacional da Mulher, “porque marca um momento histórico na luta das mulheres do mundo inteiro por garantia de direitos”, destacou.

As mulheres passaram a ser lembradas no dia 08 de março porque no ano de 1857, cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como a redução na jornada diária de trabalho, de dezesseis para dez horas diárias, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada matando 130 tecelãs carbonizadas, num ato totalmente desumano. Mas só em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas.