logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Getrin 7 realiza workshop sobre trabalho seguro

Integrantes do Grupo Interinstitucional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Ceará (Getrin 7) estiveram reunidos, na quinta-feira (12/12), no Hotel Oásis Atlântico com objetivo de avaliar as ações realizadas em 2013 e estabelecer metas para o próximo ano. O encontro, aberto pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior, também foi prestigiado pelas presenças da procuradora regional do trabalho Geórgia Maria da Silveira Aragão, da deputada estadual Eliane Novais Teixeira e pelo juiz do trabalho Carlos Alberto Trindade Rebonatto.

Na ocasião, o vice-presidente do TRT/CE ressaltou o trabalho de prevenção de acidentes de trabalho que vem sendo realizado no Ceará, coordenado pela Justiça do Trabalho, via ações interativas, reunindo várias instituições oficiais, sindicatos e a sociedade em geral, em busca da diminuição de casos de acidentes de trabalho.

Palestra: Dando sequência ao programa, o assessor da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Murilo Rodrigues Coutinho, ministrou palestra sobre o tema “Programa Trabalho Seguro: Interinstitucional para o aperfeiçoamento da Administração Pública e da Justiça do Trabalho”.

Inicialmente, o conferencista fez referências à mais recente estatística oficial que apresenta números alarmantes de acidentes de trabalho, que totalizam 705.239, em 2012. Salientou que, hoje em dia, são mais de 100 instituições públicas, privadas e sindicatos que fazem parceria com a Justiça do Trabalho, aplicando planos de ações para combate aos fatores que determinam acidentes de trabalho. Na opinião do conferencista, a educação por meio de palestras, folhetos, exposições e a prevenção de fatores acidentários são elementos importantes para a redução do grave impacto social dos acidentes de trabalho.

Sob a coordenação do juiz do trabalho Carlos Alberto Trindade Rebonatto, na segunda etapa do encontro, foi feita uma avaliação das ações desenvolvidas em 2013, destacando-se a 1ª Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho, o Seminário Cearense de Acidentes de Trabalho: Prevenção e Tutela de Urgência, o Seminário de Contextualização da Saúde do Trabalho, a Audiência Pública sobre a Lei dos Motoristas, entre outras atividades.

No encontro, foram discutidas as perspectivas e encaminhamentos para 2014, bem como, continuar com a prevenção de acidente de trabalho e a promoção da saúde do trabalhador. Entre as 40 instituição que participam do Getrin 7 estão o Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional, o Governo do Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa, a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Nacional do Seguro Social, o Ministério Público do Trabalho, além de sindicatos, prefeituras e federações.