logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Advogados de Pacajus reúnem-se com corregedora do TRT/CE

Três advogados que atuam na vara do trabalho de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza, reuniram-se, na segunda-feira (11/11) com a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Maria José Girão. Os advogados Filinto do Patrocínio, Nielton Araújo e Edson Gomes de Oliveira solicitaram o encontro para conversar sobre a vinculação do juiz substituto da unidade.

“Viemos pedir à corregedora que desloque o mínimo possível a juíza substituta, para que haja continuidade no bom trabalho desenvolvido em Pacajus”, disse Felinto do Patrocínio. Ele lembrou que quando a vara do trabalho do município foi instalada, em 2005, ela recebeu muitos processos de Fortaleza e hoje há uma demanda de processos em fase de execução. Para os advogados, a mudança no atual esquema de trabalho da vara poderia afetar a produtividade.

A corregedora explicou aos advogados que há dois quadros de juízes substitutos na Justiça do Trabalho do Ceará: os vinculados, que permanecem na vara auxiliando o juiz titular, e os não-vinculados, no quadro móvel. “Com instalações de novas varas e promoções de juízes, o quadro móvel diminuiu muito. Temos apenas cinco magistrados nessa situação, por isso a necessidade de deslocar os vinculados”, enfatizou.

Segundo a corregedora regional, há uma juíza substituta vinculada à vara do trabalho de Pacajus desde setembro de 2008. Ela disse aos advogados que iria evitar, na mediada do possível, o deslocamento da magistrada para auxiliar outras varas. No entanto, alertou que a qualquer momento poderia movimentar a juíza vinculada de Pacajus, devido à escassez do quadro móvel de magistrados.

Números: A Justiça do Trabalho do Ceará possui 61 juízes de primeiro grau, sendo 26 substitutos. Eles respondem pelas 35 varas do trabalho do Estado. Pacajus possui uma das maiores movimentações processuais do interior do Ceará. Em 2012, a unidade recebeu 1.763 processos trabalhistas. Apenas as unidades localizadas em Sobral, Maracanaú e Caucaia receberam mais processos.