logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE inaugura vara do trabalho e instala Processo Eletrônico no Cariri

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará inaugurou, na sexta-feira (20/9), a terceira vara do trabalho da região do Cariri, em Juazeiro do Norte. No mesmo dia, instalou o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) nas três unidades judiciárias da região.

“A população do Cariri está de parabéns, pois encontrará uma nova vara do trabalho que desafogará e somará esforços com as duas varas já existentes, atuando de forma ágil e eficiente,” disse a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. A implantação da terceira vara, de acordo com a presidente, possibilitará à comunidade de toda a região um acesso à Justiça mais facilitado e rápido.

A unidade será presidida pelo juiz do Trabalho Clóvis Valença Filho e solucionará conflitos entre patrões e empregados de 26 municípios. A nova unidade receberá reclamações trabalhistas exclusivamente por meio do PJe/JT. Já as outras duas varas que estavam em funcionamento (uma no Crato e outra em Juazeiro Norte) acumularão os processos em papéis existentes com processos eletrônicos.

O primeiro processo eletrônico da 3ª vara do Cariri foi protocolizado pelo advogado Cláuver Barreto. Ele envolve um trabalhador e a empresa G&Z Indústria e Comércio de Sandálias. A audiência foi marcada para o dia 7 de outubro, às 8h.

De janeiro a dezembro do ano passado, trabalhadores do Cariri registraram a terceira maior demanda da Justiça do Trabalho do Ceará, com 2.791 novos processos (atrás apenas de Fortaleza e Maracanaú). A maior parte da população local trabalha no comércio, mas a agricultura e o setor industrial também têm papel de destaque na economia local e nos conflitos trabalhistas que chegam às varas do trabalho da região.

Expansão: A terceira vara do trabalho do Cariri é a 35ª em funcionamento no Ceará. Desde setembro de 2009, o TRT/CE inaugurou outras oito varas do trabalho: quatro em Fortaleza, uma em Maracanaú, uma em Aracati, uma no Eusébio e outra em Caucaia. Sobral e São Gonçalo do Amarante receberão as duas últimas varas do trabalho criadas pela Lei Nº 12.657/2012. 80% das varas do trabalho do Ceará já operam com o PJe/JT.