logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE inaugura segunda vara do trabalho de Caucaia

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará ampliou o número de varas do trabalho disponíveis para o atendimento à população. Foi inaugurada, na quinta-feira (25/7), a 2ª vara do trabalho de Caucaia. A nova unidade judiciária atenderá cidadãos de 16 municípios. Ela é a 34ª unidade de primeira instância da Justiça do Trabalho no Ceará e a 25ª no estado a receber processos exclusivamente por meio eletrônico.

“A nova vara permitirá que a população da região tenha um acesso mais rápido e facilitado à Justiça do Trabalho”, afirmou, durante a cerimônia de inauguração, a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar.

Ao lado da vara existente no município, a nova unidade atenderá uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. São trabalhadores e empregadores de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapagé, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Para o juiz do trabalho Hermano Queiroz Junior, que assumiu o posto de titular da nova unidade, a instalação da segunda vara do trabalho de Caucaia era uma necessidade. Desde a chegada do Processo Judicial Eletrônico houve, de acordo com o magistrado, um grande aumento no número de reclamações trabalhistas. De janeiro do ano passado, quando foi instalado o novo sistema, até o início de julho a vara de Caucaia recebeu 4.423 novos processos, sendo 1.846 nos seis primeiros meses deste ano.

De acordo com levantamento realizado pelo TRT/CE, na lista de dez municípios cearenses com o maior número de processos trabalhistas dois fazem parte da jurisdição da nova vara do trabalho: Caucaia, o quinto da lista, e São Gonçalo do Amarante, o oitavo.

O vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, destacou, durante a solenidade de instalação, que a ampliação dos postos de atendimento da Justiça do Trabalho no município era uma vitória para a população local. “É um acontecimento memorável para nós. Um passo gigantesco para nos distanciarmos ainda mais do velho estigma de que Caucaia é um bairro de Fortaleza”, afirmou.

Expansão: Desde setembro de 2009, o TRT/CE inaugurou outras sete varas do trabalho: quatro em Fortaleza, uma em Maracanaú, uma em Aracati e uma em Eusébio. Até o final do ano passado, o TRT/CE era 13º em número de varas trabalhistas. O primeiro é o TRT 2 (São Paulo capital e litoral paulista), que possuía 172 varas instaladas e autorização para inaugurar outras 59.