logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

70 anos da CLT é festejado com exposição e lançamento de livro no TRT/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) realizou mais dois eventos em homenagem aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), comemorados dia 1º de maio. Na manhã da quinta-feira (2/5), foi inaugurada uma exposição com imagens e textos que ressaltam aspectos históricos do documento e lançado um livro sobre trabalho infantil.

O livro “Às Vezes Criança – um Quase Retrato de uma Infância Roubada” tem fotografias de Sérgio Carvalho e poemas de Rubervam Du Nascimento. Dois auditores fiscais do trabalho que denunciam o trabalho infantil no Brasil por meio de imagens e textos.

“É um ato de Estado do TRT que transpõe os muros de sua própria administração em prol de uma coletividade maior”, afirmou o desembargador Cláudio Pires, referindo-se à importância da parceria do Tribunal com o Ministério do Trabalho e Emprego para a publicação do livro.

Sérgio Carvalho, apresentando sua obra, afirmou que o livro “Às Vezes Criança” é um convite a uma reflexão e a uma mudança de atitude em relação às crianças que estão perdendo a infância porque são forçadas a trabalhar. “É um livro para chocar a sociedade, chocar a cada um de nós, para que possamos um dia erradicar o trabalho infantil no Brasil”, disse o autor.

A exposição “Os avanços da Consolidação das Leis do Trabalho” é um conjunto de fotos históricas, reproduções de documentos e uma detalhada cronologia que narra os antecedentes e os 70 anos da CLT. Começa mostrando a trajetória de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que, antes da publicação da Lei Áurea, liderou um grupo de jangadeiros cearenses responsável por fechar o porto de Fortaleza e impedir o desembarque de escravos.

O visitante também conhecerá um pouco mais sobre a Encíclica "Rerum Novarum", publicada pelo papa Leão XIII, em 1881, e a influência dela sobre a CLT. Nos painéis sobre a história contemporânea do Brasil, o visitante da exposição entrará em contatato com algumas das mudanças recentes na CLT.

Organizada em 20 painéis, a exposição poderá ser vista até o dia 14 de maio, no prédio sede do TRT/CE, de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e 15h30. No dia 15 de maio, seguirá para o Fórum Autran Nunes e permanecerá por lá até o dia 31. A partir de junho, a exposição circulará pelas varas do trabalho localizadas no interior do estado.