logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará recebe homenagem de Assembleia e Câmara

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) vai receber nesta terça-feira (6) uma homenagem pelas sete décadas de serviços prestados à população cearense. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Câmara dos Vereadores de Fortaleza vão realizar sessão solene conjunta em comemoração dos 70 anos da criação da Justiça do Trabalho. O evento será realizado às 11h no Plenário 13 de maio.

O evento será aberto para participação de toda a população. Representará o TRT/CE na cerimônia a desembargadora Dulcina de Holanda Palhano.
Instalada em 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho no Brasil possuía inicialmente oito unidades polos para atender todo o Brasil. Ceará, Maranhão e Piauí formavam a Sétima Região, cuja sede estava em Fortaleza. Neste período, o judiciário trabalhista ainda era subordinado ao Poder Executivo e dividido em três instâncias: Juntas de Conciliação e Julgamento, Conselhos Regionais e Conselho Nacional do Trabalho.

Em 1946, a Justiça do Trabalho desvinculou-se do Executivo e passou a fazer parte do Poder Judiciário. Os Conselhos Regionais do Trabalho foram transformados em Tribunais Regionais do Trabalho e o Conselho Nacional do Trabalho deu origem ao Tribunal Superior do Trabalho.

Histórico: A evolução da Justiça do Trabalho no Ceará acompanhou o crescimento da população e do mercado de trabalho no estado. Já na década de 1970 ela chegou mais próximo da população interiorana. Oito Juntas de Conciliação e Julgamento (hoje conhecidas como Varas do Trabalho) foram instaladas no Estado: quatro seguiram para os municípios de Crato, Sobral, Iguatu e Quixadá e outras quatro foram instaladas em Fortaleza.

Em 1989 três novas Varas do Trabalho foram criadas em Fortaleza. A população cearense ganhou mais oito novas Varas do Trabalho em 1991: Fortaleza recebeu mais quatro e as restantes foram instaladas em Baturité, Crateús, Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte.

Já durante o século XXI doze novas unidades judiciárias de primeira instância foram autorizadas a serem instaladas. Seis já em 2003 e a instalação de outras seis foram autorizadas este ano pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff.