logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Conciliação é ponto forte da Justiça do Trabalho

“Embora seja uma prática constante na Justiça do Trabalho a tentativa de conciliação entre as partes litigantes, a realização da Semana Nacional da Conciliação, coordenada pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça, consiste numa nova possibilidade de efetuar acordos em processos que passaram pela fase de conciliação, sem ter chegado a um bom termo”. A declaração partiu do advogado trabalhista Erivan Alves de Oliveira que, nesta terça-feira, dia 30, participou de uma audiência de conciliação, na 8ª Vara do Trabalho de Fortaleza, no Fórum Autran Nunes, presidida pelo juiz Antonio da Silva Fortuna. Erivan, que atuou como advogado do empregado (reclamante), destaca que a iniciativa cria um novo ambiente à conciliação entre as partes.

Já o advogado Adauto Luiz Cavalcante Uchoa, que atuou em defesa do reclamado, considera que “conciliar é um avanço e que agiliza a resolução do lití¬gio, uma vez que a audiência desse processo estava marcada só para o próximo ano e nós conseguimos antecipá-la. E o que é melhor é que solucionamos a causa no dia de hoje”. Para o advogado, “é vantagem resolver o problema da maneira mais rápida possí¬vel, pois se ganha tempo e se economiza o dinheiro que se perde quando um processo é demorado”.

O juiz do Trabalho Antonio da Silva Fortuna, da 8ª Vara, afirmou que nesta semana a elaboração de pautas para audiências está priorizando aqueles pedidos de advogados para a tentativa de homologação de acordos. “Dos 21 processos julgados ontem, nove foram conciliações registradas aqui na Justiça do Trabalho”, informou o magistrado.

A Semana Nacional de Conciliação prossegue até a próxima sexta-feira, dia 03, mas os cidadãos ou empresas que tiverem interesse em conciliar em processos que tramitam na Justiça do Trabalho do Ceará, é só solicitar agendamento de audiência acessando o site do Tribunal (www.trt7.jus.br). O TRT/CE reserva toda última sexta-feira do mês para as audiências de conciliação.