Programa Trabalho Seguro - TRT 7ª Região

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Acessível por Libras

Programa Trabalho Seguro participa de ações em memória das vítimas de acidentes de trabalho

O Programa Trabalho Seguro (PTS), em parceria com instituições públicas e privadas, realizou, na quinta-feira (26/4), no Centro da Capital cearense, ato público com o objetivo de conscientizar empregados e empregadores sobre a necessidade da prevenção de acidentes de trabalho e sobre os cuidados com a saúde de trabalhadores e trabalhadoras. O ato fez parte das ações do PTS para a campanha Abril Verde.

Na ocasião, o gestor regional do PTS, desembargador Francisco José Gomes, falou sobre prevenção de acidentes e sobre a importância do uso de equipamentos de proteção. “É preciso ter a consciência que a vida é o bem mais importante. Os trabalhadores devem ter o máximo de precauções para que os acidentes não aconteçam”. O magistrado também dirigiu-se aos empregadores. “Eles devem acompanhar como está a proteção individual do trabalhador na empresa e exigir deles o uso dos equipamentos de proteção, eliminando riscos”.

A programação teve início com uma caminhada dos representantes das instituições participantes no trajeto entre a Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira) e a Praça do Ferreira, divulgando e distribuindo material educativo sobre cuidados para evitar acidentes de trabalho.

Na Praça do Ferreira, a programação começou com a apresentação da banda de música da Polícia Militar, executando repertório variado de música popular brasileira. Vários serviços comunitários foram proporcionados aos transeuntes durante o evento: medição de pressão arterial; informações sobre assuntos previdenciários, assistência jurídica, consultas médicas, expedição da Carteirade Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outros benefícios. As atividades foram desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho; OAB, Procon; Sistema S (Senac, Sesc e Senar), Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo Estado do Ceará.

O programa Trabalho Seguro também realizou uma campanha voltada para o uso racional de celulares e mídias digitais. O uso de aparelhos no trânsito, por exemplo, é responsável por 55 mil acidentes por ano, no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. O uso de celular no trabalho também é causa de muitos acidentes, porque reduz a atenção do trabalhador. Segundo a Triad Consul, 80% dos brasileiros gastam até 3 horas da sua jornada de trabalho com atividades não produtivas, usando smartphones, por exemplo.

Iluminação
Ainda para marcar a data, o prédio sede do TRT/CE, localizado no bairro da Aldeota, está iluminado durante todo o mês de abril, na cor verde.

Abril Verde

O movimento nacional lembra duas datas importantes. O dia 7 de abril, marcado como Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, que é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Última Atualização: Sexta, 04 Mai 2018 13:34 Lido 1278 vez(es)  

Usuários Online

Temos 39 visitantes online