Tida como um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil, a construção civil recebeu um reforço para conscientizar trabalhadores e empresários sobre a necessidade de prevenir acidentes. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), por meio do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon) iniciaram, nesta segunda-feira (18/4), campanha de conscientização para a prevenção de acidentes em canteiros de obras.
O lançamento da campanha O Acidente Não Compensareuniu cerca de 200 operários, empresários, engenheiros, sindicalistas e magistrados em obra de um edifício residencial em Fortaleza.
Em sua mensagem, a ministrado do Tribunal Superior do Trabalho Maria Helena Mallmann defendeu a participação da sociedade organizada na prevenção de acidentes de trabalho. “Não podemos continuar com estes altos índices de acidentes, e para isso precisamos fazer um trabalho em conjunto com os sindicatos dos trabalhadores e dos empresários, com a Justiça do Trabalho e com os demais órgãos voltados para solucionar ou prevenir litígios”, afirmou a ministra, que é uma das gestoras nacionais do Programa Trabalho Seguro.
“Nosso objetivo maior em unir a Justiça do Trabalho e a construção civil é no sentido de salvar vidas”, disse um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes. Segundo o magistrado, 48 trabalhadores morrem ou ficam inválidos todos os dias, no Brasil, devido a acidentes de trabalho. “Nós queremos com a campanha diminuir esses índices. O acidente de trabalho representa um flagelo social com possibilidades de agravamento se não forem tomadas medidas proativas”, alertou.
Para o presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, o objetivo final da campanha é educar os trabalhadores para que zelem pela saúde e pela própria integridade física. “Por mais que a empresa forneça os equipamentos de segurança, por mais que a Justiça do Trabalho alerte, por mais que as campanhas alertem, vocês são os maiores responsáveis pela própria vida”, ressaltou o magistrado.
A Campanha
Dentro da programação de lançamento da campanha, também haverá palestra com o Gerente de Saúde e Medicina Ocupacional do SESI, Gustavo Nicolai, abordando os impactos dos acidentes de trabalho e afastamentos previdenciários. O evento acontece no dia 25 de abril, às 17h, no auditório Waldyr Diogo de Siqueira, na FIEC. Participarão da solenidade ministros, desembargadores, representantes dos sindicatos associados à FIEC e convidados.
A campanha O Acidente Não Compensa prevê realização de palestras, visitas a canteiros de obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão. Tudo com o objetivo de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor.