Trabalho Infantil

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Acessível por Libras

Abril Verde: população recebe serviços gratuitos de saúde para prevenção de acidentes e doenças do trabalho

b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_acoes_praca1.jpgb_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_acoes_praca2.jpg

A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi palco de um ato público em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, na manhã desta quinta-feira (25/4). O evento ofertou à população serviços gratuitos de orientação jurídica e de cuidados com a saúde, com foco na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A ação faz parte do Abril Verde, campanha interinstitucional da qual a Justiça do Trabalho do Ceará faz parte, por meio da gestão regional do Programa Trabalho Seguro.

b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_acoes_praca4.jpg

Veja mais fotos do evento aqui.

b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_acoes_praca3.jpg

Aferição de pressão arterial, medição de IMC (índice de massa corporal), orientações posturais, avaliação de LER/DORT (lesões por esforço repetitivo / distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), massoterapia, orientações de combate ao mosquito da dengue e distribuição de preservativos e de material educativo sobre saúde e segurança do trabalho estiveram entre os serviços ofertados pelos profissionais presentes.

No estande da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), uma equipe de advogados da Comissão de Direito do Trabalho prestou consulta àqueles interessados em tirar dúvidas sobre temas jurídicos trabalhistas.

Durante o evento, representantes de diversas entidades subiram ao palco para explicar à população da importância daquele ato na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho. O professor José Teles, conselheiro estadual de saúde, chamou atenção para os números alarmantes envolvendo acidentes com trabalhadores em todo o Brasil e pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ocorrido há três meses e que contabiliza mais de 230 mortes. “É o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Precisamos ter respeito por essas vítimas e cobrar a responsabilização dos culpados”, declarou.

Além do TRT/CE, da OAB/CE e do Conselho Estadual de Saúde, participaram da ação equipes do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), SESC, SESI, SENAC, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Associação dos Servidores da Saúde do Ceará, dentre outras instituições parceiras.

Abril Verde - Em todo o Brasil, órgãos públicos e instituições participantes engajam-se em promover a campanha durante todo o mês, com peças publicitárias; produção de pautas jornalísticas; iluminação com a cor verde de prédios públicos e monumentos; convocação de audiências e atos públicos; entrada de jogadores em partidas de futebol com camisetas do Abril Verde e faixas, entre outras ações.

O mês de abril foi escolhido para a campanha como forma de homenagear as 78 vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. A iniciativa foi endossada pela OIT em 2001 e tornou-se lei no Brasil em 2005.

Veja mais fotos do evento aqui.
 

Lido 580 vez(es)