Trabalho Infantil

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Acessível por Libras

Semana da Criança em Aparecida (SP) dissemina informações sobre o combate ao trabalho infantil

"O trabalho infantil não assassina apenas a esperança. Mata também crianças e adolescentes. Segundo dados parciais do Ministério da Saúde, atualizados até abril de 2018, 236 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos morreram de 2007 a 2017 no País, vítimas de acidentes do trabalho. Foram computados, no mesmo período, 24.745 acidentes do trabalho graves, que resultaram em mutilações e outros problemas sérios que afetaram a saúde de pequenos trabalhadores brasileiros". As palavras do presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, ecoaram pelo Santuário Nacional de Aparecida (SP) e foram propagadas também pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12) no domingo (14/10), durante a missa que marcou o encerramento da Semana da Criança, uma campanha de conscientização que busca alertar sobre os malefícios do trabalho infantil. O TRT/CE foi representado no evento pela desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, vice-presidente do órgão e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Desa. Regina Gláucia (esq.) representou o TRT/CE
Desa. Regina Gláucia (esq.) representou o TRT/CE

b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_noticias_2018_apa4.jpgRealizada pela terceira vez consecutiva, a iniciativa do TRT15, por intermédio do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Coordinfância, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e do Santuário Nacional, mobilizou milhares de romeiros que visitaram a Basílica entre os dias 10 e 14 de outubro. Tanto crianças como adultos foram impactados por uma série de atividades temáticas e distribuição de material informativo.

b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_noticias_2018_apa3.jpgA Carta de Aparecida pela Eliminação do Trabalho Infantil, lida pelo desembargador Fernando Borges, defende a educação de qualidade como saída para enfrentar essa chaga social. A celebração, presidida pelo padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional, foi acompanhada pelos desembargadores Edmundo Fraga Lopes (vice-presidente judicial do TRT-15), João Batista Martins César (presidente do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem), Tereza Aparecida Asta Gemignani (vice-presidente judicial eleita para o biênio 2018-2020) e pelo juiz do trabalho José Roberto Dantas Oliva, ambos membros do comitê da 15ª. Também estiveram presentes a vice-presidente do TRT da 7ª Região (CE), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, e o procurador do Ministério Público do Trabalho em Campinas Ronaldo José de Lira, vice-coordenador nacional da Coordinfância.b_0_200_16777215_0_0_arquivos_images_noticias_2018_apa2.jpg

12 de outubro

No dia da Padroeira e dia da Criança, sexta-feira, 12 de outubro, o Santuário recebeu mais de 160 mil pessoas. O combate ao trabalho infantil foi abordado na missa das crianças, realizada às 7 horas, com a participação dos devotos mirins e da desembargadora Tereza Asta, que fez a leitura da consagração a Nossa Senhora. O padre Inácio de Medeiros, que presidiu a cerimônia, destacou a necessidade de conscientização em prol da erradicação do trabalho infantil. Outra missa, na manhã de quarta-feira, dia 10, promoveu a abertura oficial da Semana da Criança no Santuário Nacional, com a presença do desembargador João Batista e do juiz Oliva. No mesmo dia, às 15 horas, a Novena das Crianças também abordou a temática de combate ao trabalho infantil, com a participação de alunos da rede pública de ensino, que receberam cata-ventos, símbolo mundial da campanha.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do TRT da 15ª Região

Lido 1165 vez(es)