Trabalho Infantil

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Acessível por Libras

TRT/CE e MPT dão cartão vermelho ao trabalho infantil

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, na última sexta-feira (27/6), uma ação de conscientização contra o trabalho infantil no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Magistrados e procuradores distribuíram cartões vermelhos contra o trabalho infantil para turistas estrangeiros que chegavam à capital cearense para a Copa do Mundo.

“A estratégia da campanha é aproveitar o clima do Mundial para conscientizar a sociedade sobre a importância de acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, afirmou a coordenadora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno.

Os cartões, com mensagens educativas em inglês, também foram distribuídos nos bolsões de estacionamento (locais onde os torcedores aguardam ônibus para o estádio).

Inspeções: Além do trabalho de conscientização, as instituições realizaram inspeção no Centro das Tapioqueiras – tradicional ponto turístico de Fortaleza. No local, foram encontradas duas crianças em situação de trabalho infantil. Uma estava trabalhando em um dos quiosques e outra vendendo DVDs piratas.

O MPT encaminhará o relatório de fiscalização para a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza, para que seja feita visita às famílias, inclusão em programas sociais e acompanhamento educacional.

A iniciativa integra as ações da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho.

Lido 1450 vez(es)