Institucional
Subcategorias
Comendas 2
Governança de Tecnologia da Informação 18
A Governança de TI tem por objetivo a gestão e o uso de Teconlogia da Informação, devendo:
- garantir o alinhamento da TI ao negócio, por meio de estratégias e objetivos claramente definidos;
- estabelecer regras e processos que nortearão o uso da tecnologia da informação pelos usuários;
- medir o desempenho da TI;
- compartilhar as decisões de TI com os dirigentes da organização.
Resultados do levantamento de Governança de TI - IGOVTI-TCU | |
---|---|
2020 - O levantamento de 2020 foi adiado pelo TCU para o ano de 2021, em razão da PANDEMIA da COVID-19. | |
2018 | |
2017 - A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) | 2016 |
2016 | |
2014 | |
2012 |
Resultados do levantamento de Governança de TI - IGOVTI-CNJ | |
---|---|
2016 | |
2014 |
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 6
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é elaborado bianualmente pela SETIC e submetido para a aprovação do Comitê de Governança de TIC (CGTIC) e tem por objetivos:
- alinhar ações da Tecnologia da Informação ao plano institucional, propiciando a alocação dos recursos públicos de acordo com as necessidades e prioridades da organização (Acórdão 1.603/2008-Plenário TCU);
- organizar as estratégias, ações, prazos e recursos financeiros, humanos e materiais, com vistas a eliminar eventuais desperdícios de recursos públicos, bem como prejuízos ao cumprimento dos objetivos institucionais (Resolução CNJ nº 2011/2015);
- estabelecer metas envolvendo custos e riscos de TIC relacionadas aos objetivos estratégicos (recomendação do Cobit 5).
Processos 4
Processo é um conjunto de atividades e tarefas lógicas, sequencialmente estruturadas, medidas, organizadas no tempo e no espaço, com a finalidade de produzir resultados específicos para realização de uma meta.
A Gestão de Processos de Negócios (BMP - Business Process Management), por sua vez, tem como foco a otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. Utilizam-se métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Segurança de Tecnologia da Informação 1
A Segurança da Informação visa assegurar o sigilo, a integridade, a autenticidade e a disponibilidade dos dados e informações, preservando o valor que possuem para organização.
-
Confidencialida
de - propriedade que garante o acesso à informação somente a pessoas autorizadas pelo proprietário da informação. - Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.
- Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.