logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Eleitos os próximos presidente e vice-presidente do TRT 7ª Região

Os Desembargadores Federais do Trabalho José Antonio Parente da Silva e Cláudio Soares Pires serão os próximos Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, para o biênio 2008/2010.

Os magistrados foram eleitos nesta terça-feira, dia 6 de maio, por unanimidade dos integrantes do Pleno desta Corte. A presidente do TRT do Ceará, Desembargadora Dulcina de Holanda Palhano, após o pleito, declarou eleitos os novos dirigentes e, ao parabenizá-los, desejou felicidades e sucesso na nova gestão.

O Desembargador José Antonio Parente da Silva agradeceu a confiança dos integrantes do TRT do Ceará, ressaltando que a boa convivência permanecerá durante toda a sua administração, em permanente consonância com o futuro Vice, Desembargador Cláudio Pires. “Com o clima de harmonia que temos, não falo nem mesmo em gestão, mas sim em co-gestão em nosso Tribunal”, afirmou o Desembargador Antonio Parente.

O Desembargador Cláudio Soares Pires também aproveitou a ocasião para agradecer o voto de confiança e sua indicação para exercer o cargo de vice-presidente.

Também desejando votos de boa sorte e sucesso aos eleitos, falou a Procuradora Hilda Leopoldina, do Ministério Público do Trabalho, destacando a competência e compromisso do desembargador Antonio Parente com o serviço público. “Tenho certeza que o novo Presidente, oriundo da mesma instituição a que pertenço, aliás chegamos juntos ao serviço público, fará um grande trabalho”, disse a procuradora.

O advogado Carlos Chagas, em nome da classe, também saudou a eleição dos novos dirigentes do TRT do Ceará;
A posse acontecerá na segunda quinzena do próximo mês de junho.

PERFIL

JOSÉ ANTONIO PARENTE DA SILVA

O Desembargador José Antônio Parente da Silva ocupa vaga destinada constitucionalmente ao Ministério Público do Trabalho. Tomou posse a 10 de dezembro de 2003, após escolha em lista tríplice pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Filho de Jacy Bezerra da Silva e Hilda Parente da Silva, nasceu em Fortaleza, em 2 de novembro de 1960.
José Antônio Parente foi Inspetor de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, no período de 1987-1988; Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, no período de 1988 a 1993; Procurador do Estado do Ceará, no período de abril a dezembro de 1993; Procurador do Trabalho no período de 1993 a 2003, tendo antes desempenhado o mesmo cargo no Estado da Paraíba, no período de 1993 a 1995 e no Estado do Rio Grande do Norte no período de 1995 a 1996.
Exerceu, ainda, em substituição, a Chefia da Procuradoria Regional do Trabalho como Coordenador da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e foi Coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Emprego. O Dr. Antonio Parente cursou o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Clóvis Bevilácqua, o Ensino Médio na Escola Técnica Federal do Ceará e o Curso Superior na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Concluiu, em 1986, especialização em Relações Trabalhistas e Negociação Coletiva pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, e é Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza.

CLÁUDIO SOARES PIRES

Natural de Niterói-RJ, o Desembargador Cláudio Soares Pires é filho de Gustavo Gonçalves Pires e de Maria Zeny Soares Pires.
Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1978. Exerceu a advocacia trabalhista, como advogado empregado, sendo autor de pareceres diversos, defesas, recursos judiciais, recursos administrativos, circulares e normas internas de pessoal e legislação trabalhista.
Foi nomeado, em fevereiro de 1983, por aprovação em segundo lugar em concurso público, para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, tendo ocupado a titularidade das Varas Trabalhistas das cidades de Crato, Iguatu e Quixadá.
Também ocupou a titularidade da 4ª Vara do Trabalho de Fortaleza, quando recebeu homenagem, em julho de 1993, com Voto de Louvor em sessão plenária do TRT - 7ª Região. Em 2005, foi convocado pelo TRT - 7ª Região.
Tomou posse no Cargo de Desembargador Federal do Trabalho no dia 4 de agosto de 2006. Tem artigos doutrinários publicados em revistas especializadas na área do Direito do Trabalho.