Cartilha do Trabalhador tem distribuição ampliada para as varas do trabalho do Ceará
- Página atualizada em 06/12/2023
Em mais uma etapa de expansão da divulgação da Cartilha do Trabalhador: Conheça seus Direitos, diversos cartazes com QR code para acessar a versão digital da publicação foram distribuídos pelas varas do trabalho da capital, região metropolitana e interior do Estado. O material educativo disponibiliza a trabalhadores e empregadores informações claras, objetivas e atualizadas sobre direitos trabalhistas e formas de acesso à Justiça. A iniciativa é da Ouvidoria do TRT-CE.
Com a distribuição dos cartazes pelas varas do trabalho, qualquer cidadão que frequentar a Justiça do Trabalho terá acesso rápido e gratuito sobre a legislação que rege as relações de trabalho.
Lançada em julho deste ano, a versão impressa da publicação foi confeccionada em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza. A instituição vem promovendo o evento Meu Bairro, Nossa Câmara mensalmente nos bairros da capital cearense. Vários órgãos têm participado prestando serviços à população, ocasião em que magistrados do TRT-CE tiram dúvidas trabalhistas de patrões e empregados e distribuem o material educativo.
“Esta cartilha, fruto de parceria da Justiça do Trabalho do Ceará com a Câmara Municipal de Fortaleza, veio em boa hora, em que o Tribunal participa desse importante projeto de aproximação de seus serviços com a população em geral. O conteúdo da cartilha foi revisado com informações trabalhistas mais atualizadas para que o trabalhador e a trabalhadora possam exercer com dignidade seu direito ao trabalho”, considera o desembargador Antonio Parente, ouvidor do TRT-CE.
Conforme o magistrado, já está em articulação com a Prefeitura de Fortaleza a fixação dos cartazes em terminais de ônibus da capital, órgãos públicos, ruas e avenidas.
“Um dos próximos passos para a ampliação do alcance da Cartilha do Trabalhador é a disponibilização do QR code nas telas de espera das salas de audiência telepresenciais, aqui na Justiça do Trabalho do Ceará”, informou o ouvidor.