logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT do Ceará apoia a ação de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Imagem de um homem encarando uma mulher. Consta a seguinte frase: "Vestimenta não justifica abuso. Nada justifica. Roupas não transformam seres humanos em objetos sexuais. O preconceito, sim."
Projeto conta com a participação de vários cartunistas

A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da Comissão de Incentivo à Participação Feminina,  divulga ação do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ promove desde o dia 20 de novembro até 10 de dezembro, os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha se  iniciou no país no Dia da Consciência Negra e trouxe reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.

Assista ao vídeo da campanha:

O movimento criado pelo CNJ, que busca sensibilizar a sociedade para o tema, sobretudo no Judiciário, se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que se iniciou em 1991, intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.

Imagem com um homem assediando uma mulher e ela se excusando. Há a frase: Não significa não. Uma palavra basta. Não é preciso se justificar. Mulher, você não deve nada a ninguém. Ao lado, consta a logomarca da campanha do CNJ "Cartoons contra a violência". Tem um lápis que finaliza em formato de coração
Diversos veículos de comunicação e de grupos de publicidade se engajaram na campanha

A campanha representa para o CNJ um marco no aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressões no âmbito do Judiciário. A campanha, bem como outras ações, estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, o ODS 5, que visa estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. O ODS 5 busca assegurar também a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual.

Consta imagem de um homem agarrando uma mulher e colocando a mão na sua boca. Consta a frase "Em briga de marido e mulher, vizinho denuncia, sim!
Cartoons estão sendo espalhados em jornais, revistas, sites e redes sociais

Campanha 2023

A edição de 2023 da campanha se uniu à campanha desenvolvida pelo CNJ e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) Cartoons contra a Violência. A fusão das duas ações destaca a urgência do engajamento de toda a sociedade na luta contra a violência a mulheres.

Acesse aqui os cartoons contra a violência.

Para intensificar as ações de conscientização dos órgãos do Poder Judiciário e da sociedade em geral, o CNJ unificou as duas campanhas no Dia da Consciência Negra, celebrado em todo país no dia 20 de novembro, especialmente porque as mulheres negras sofrem mais violência obstétrica e são as principais vítimas de violências sexuais e de feminicídios no Brasil.

Participe da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher + Cartoons contra a Violência!

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNJ