logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro e Sintest promovem 16ª Encontro de Técnicos em Segurança do Trabalho

Encontro reuniu estudantes e profissionais da área

 O Programa Trabalho Seguro em parceria com o Sindicato dos Técnicos e Técnicas em Segurança do Trabalho no Estado do Ceará (Sintest/CE) realizaram, nesta quinta-feira (30/11), o 16ª Encontro de Técnicos em Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região e reuniu estudantes e profissionais da área. O Encontro foi idealizado para celebrar o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho - 27 de novembro. É o segundo evento sobre a temática neste ano, o primeiro foi realizado em Sobral, no dia 17 de novembro.

Veja mais fotos aqui.

Para uma das gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, a prevenção de acidentes deve ser o objetivo em qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. “Minimizar ou eliminar os riscos de qualquer atividade não é um privilégio, mas uma meta a ser atingida por todos. A eliminação dos acidentes é um dever moral que depende do nosso empenho diário, pois assim estaremos evitando o sofrimento ocasionado pelos acidentes de trabalho.”

Uma das gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante

A magistrada também fez menção a atualização feita pelo Ministério da Saúde da lista de doenças relacionados ao trabalho. A portaria com a nova listagem foi publicada na quarta-feira (29/11). O número de códigos de diagnósticos saltou de 182 para 347, quase o dobro da lista anterior, publicada há 24 anos. “Que grande conquista no Dia das Técnicas e dos Técnicos em Segurança do Trabalho,” ressaltou a gestora.

A adequação do protocolo às necessidades dos trabalhadores resultou na incorporação de 165 novas patologias que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador. Abuso de drogas, depressão e tentativas de suicídios entraram na lista. Foi ampliada também a lista de transtornos mentais. Entre as doenças relativas à saúde mental, está o burnout, ou síndrome do “esgotamento” profissional.

Procurador Carlos Leonardo

A primeira palestra do evento teve como tema Acidentes de Trabalho na Visão do Ministério Público do Trabalho (MPT). O procurador Carlos Leonardo explanou sobre as diversas repercussões decorrentes do acidente de trabalho. “A primeira repercussão é aquela sobre quem recai o acidente: o trabalhador. Morte, sequelas, adoecimentos, perda definitiva da capacidade laboral. O trabalhador sofre literalmente na pele os efeitos do acidente de trabalho.”

Para o procurador do MPT, o acidente também tem grande repercussão no ambiente de trabalho, pois o fato vai refletir na capacidade laborativa dos demais trabalhadores daquele ambiente. “Esse abalo no âmbito da empresa, no meio ambiente de trabalho, é um dos elementos que começam a chamar a atenção do MPT, para analisar e avaliar a gênese do acidente.” A última repercussão, segundo o palestrante, recaia sobre o Estado, com custos médicos e pagamento de auxílios e pensões.

Juiz do trabalho Célio Timbó. O magistrados é um dos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Apreidizagem

O juiz do trabalho Célio Timbó falou sobre Acidentes de Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador. Em sua palestra, o magistrado mostrou estatísticas relacionadas a acidentes de trabalho. No mundo, acontecem seis mil mortes diárias e 2,19 milhões de mortes anuais. “É como se a cada ano morresse a população de uma cidade de Fortaleza em acidentes de trabalho”, comparou.

O magistrado, que é um dos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, mostrou dados da Organização Mundial do Trabalho com 340 milhões de acidentes anuais, no mundo. “É uma realidade que está mais próxima da gente do que imaginamos. É uma coisa que nós, com certeza, vamos enfrentar em algum momento”.

Na programação do Encontro, ainda constou palestras sobre Empreendedorismo e Segurança do Trabalho, que foi proferida pela engenheira ambiental e sanitária, técnica em segurança do trabalho Jordânia Contini; e sobre Riscos Mecânicos das Luvas de Proteção, palestra proferida pelo técnico em segurança do trabalho e graduando em Engenharia de Produção, Robinson Martins.

Data comemorativa

No Dia 27 de novembro, foi celebrado o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. A data homenageia a Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, que regularizou a profissão no país. Por isso, o Sintest-CE promove o Encontro dos Técnicos e Técnicas de Segurança do Trabalho, uma forma de homenagear esses trabalhadores e trabalhadoras que no dia a dia se esforçam para conscientizar empregadores e empregados quanto à importância de oferecer e manter um ambiente seguro e saudável.