logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-Ceará vai implantar planejamento estratégico

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região vai implantar nesta nova administração o seu Planejamento Estratégico, como forma de modernizar a gestão, otimizar os recursos e aperfeiçoar a prestação jurisdicional.
Para esse fim, o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, autorizou a seleção e contratação de consultoria para elaboração do Planejamento Estratégico a ser implantado no âmbito do Tribunal como instrumento que permita a melhoria da gestão da instituição e na tramitação dos processos de trabalho.
Como procedimento para informar e motivar o conjunto dos servidores do Tribunal para essa ferramenta de gestão, a administração já vem promovendo exposições de especialistas na área como, por exemplo, a apresentação feita por consultores da Fundação Getúlio Vargas e pela Personal Consultoria.

As palestras têm sido acompanhadas pessoalmente pelo presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, e pelo vice-presidente, desembargador Cláudio Soares Pires, além do secretário-geral da Presidência, Inocêncio Rodrigues Uchoa, e de Diretores de 1ª e 2ª Instâncias, assessores dos gabinetes dos desembargadores, chefes de setores e ocupantes de funções comissionadas da Capital.

Nas exposições, houve sempre a preocupação de informar bem sobre a importância da Gestão Estratégica, que é um processo contínuo e interativo, que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente.
A Gestão Estratégica, como é um processo, tem data de início mas não de conclusão e após iniciado deve envolver permanentemente todos os membros da organização e também o ambiente externo, destacaram os consultores que indicam o apoio à formulação ou revisão e à disseminação dos direcionadores estratégicos institucionais, além da elaboração e acompanhamento do Plano Bienal de Gestão Estratégica.

O Planejamento Estratégico, portanto, é um esforço disciplinado para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que é uma organização, o que ela faz e porque faz.
Tudo isso com perspectivas estratégicas como resultado global, satisfação dos usuários e da sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento da instituição. Nas exposições também foi destacado o papel da Modelagem de Processos de Trabalho e da Gestão de Pessoas com foco nas competências.

“É uma mudança de cultura, de quebra de paradigmas, que buscaremos adotar como uma forma de melhorar a prestação jurisdicional no âmbito da Justiça do Trabalho na 7ª Região”, afirmou o desembargador Antonio Parente concordando com as premissas apontadas pelos consultores que sinalizam para um modelo organizacional integrado com forte apoio na infra-estrutura de Tecnologia da Informação, enunciados administrativos, pesquisa de qualidade de atendimento e satisfação, pareceres técnicos sobre situações administrativo-jurisdicionais e apoio à classificação, indexação e recuperação de informações em conformidade com a Resolução Nº 46 do Conselho Nacional de Justiça.