logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Conciliação motiva Jurisdição do Interior

Odair José de Lima arrumou uma arenga com a Prefeitura do município de Morada Nova, distante 150 km da Capital cearense, e o assunto foi parar na Justiça do Trabalho, na Vara de Limoeiro do Norte, onde se concentra a jurisdição dos municípios que formam o Baixo Jaguaribe. Discutem, os advogados das partes, diferenças salariais. O processo no. 00837-2005-023-07-00-7, em rito ordinário, vai parar na mesa do Juiz Sinésio Bernardo de Oliveira no dia 8 que vem, quando acontece a audiência no Dia Nacional da Conciliação. Marcado para as 09 horas e 12 minutos, o encontro de conciliação será apenas um a mais, entre as mais de cem audiências programadas para aquele dia. Jamille Ipiranga de Lima, a diretora da Vara, salienta o enorme interesse das partes. E mostra a estatística: “em setembro e outubro conciliamos perto de 150 mil reais em pequenas causas. Novembro vai ser maior o número de casos e os quantitativos. O dia 8 vai marcar para sempre o processo de acordos por aqui”, afirma com otimismo.

E tem sido assim. Desde que começou o movimento pela conciliação, a onda boa pela paz, em todas as 26 Varas do Trabalho do Ceará. Cada uma expediu telegramas para partes em litígio, de forma a que possam resolver questões velhas, pinimbas antigas que invariavelmente, deixam os envolvidos com traumas, sejam pessoa-pessoa, sejam empresas-empregados. Até prefeituras, como é o caso aqui contado, querem se ver livres de problemas e buscam uma solução pacífica, pela via do entendimento.

A equipe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região percorreu mais de 2.400 quilômetros pelo Interior do Estado e constatou a motivação de todos envolvidos com o Dia Nacional da Conciliação. Juízes, servidores, partes litigantes, meios de comunicação e a comunidade da jurisdição do TRT acreditam no sucesso da iniciativa. A equipe de reportagem esteve em Crateús, Sobral, Tianguá, Baturité, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, e Pacajus.