logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Cápsula do tempo do Fórum do Cariri revela documentos que contam a história da edificação

Foto dos desembargadores e desembargadoras colocando a mão sobre a cápsula do tempo.
Desembargadores e desembargadoras: Plauto Porto, Paulo Régis Botelho, Regina Gláucia Nepomuceno, Clóvis Valença, Durval César Maia, Roseli Alencar e João Carlos Uchoa

Depois de uma década lacrada sob a pedra fundamental do Fórum Desembargador Paulo da Silva Porto, a cápsula do tempo foi retirada e exibida para um grupo de autoridades reunidas em frente ao prédio que abriga as três varas do trabalho da região do Cariri, em Juazeiro do Norte, na sexta-feira (6/10). A urna em acrílico revelou plantas arquitetônicas, escritura pública, Diário Oficial, jornais do dia, ofícios, documentos e fotos que contam a história da edificação e marcam fatos históricos da época. O conteúdo da cápsula ficará exposto no Memorial da Justiça do Trabalho, em Fortaleza.

Veja mais fotos aqui.

A pedra fundamental do Fórum trabalhista da Região do Cariri foi lançada no dia 20 de setembro de 2013, na gestão da então presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar, hoje vice-presidente do Tribunal. Naquela ocasião, a cápsula foi lacrada sob a pedra fundamental.

“É com indizível satisfação que me dirijo a vossas excelências e ao público em geral para comemorar os dez anos de guarda da citada cápsula do tempo e, no mesmo passo, para ressaltar sua relevância como repositório histórico dos fatos e circunstâncias que propiciaram a existência deste magnífico fórum trabalhista da Região do Cariri”, afirmou o presidente do TRT-7, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia.

Foto do presidente do TRT-7, des. Durval César, falando na tribuna para o público presente que está sentado.
Fórum Desembargador Paulo da Silva Porto é o maior fórum trabalhista do interior do Estado e abriga três varas do trabalho

O Fórum do Cariri foi projetado e construído no decurso de duas administrações do TRT-7. O presidente Durval Maia ressaltou o feito das duas gestões. “Impossível não lembrar que este Fórum trabalhista deve sua existência, sem margem a dúvidas, ao espírito empreendedor da administração superior do TRT da 7ª Região, que, sob o comando da diligente, voluntariosa e inquieta desembargadora Roseli Mendes Alencar, não poupou esforços para dotar os municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri de uma Justiça do Trabalho acessível, ágil e tecnicamente preparada”, disse o magistrado. A desembargadora presidiu o TRT-7 no biênio 2012-2014.

O presidente também teceu elogios e agradecimentos à gestão 2014-2016 do TRT-7, responsável pela conclusão da obra. “É honroso rememorar que a alta administração do Tribunal, chefiada pelo insigne desembargador Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior, que efetivamente não economizou sacrifícios para obter, em tempo recorde, o resultado daquele projeto que, planejado à luz da boa técnica e da capacidade laborativa dos engenheiros e de todos os operários, resultariam no edifício-sede do Fórum”, afirmou o presidente.

O Fórum Des. Paulo da Silva Porto foi inaugurado em agosto de 2015. O prédio, construído em um terreno de 4.700 metros quadrados, é o maior fórum trabalhista do interior do Estado e abriga três varas do trabalho. Juntas, as três unidades da Justiça do Trabalho atendem 26 municípios da região e possuem uma das maiores movimentações processuais do Estado.

O fórum trabalhista do Cariri é um dos primeiros do país a possuir modernos equipamentos de acessibilidade e gestão ambiental, que permitem o uso de recursos naturais, como sistema de captação de águas pluviais, central de ar-condicionado inteligente e telhas de alumínio termoacústico.

Ano passado, foi inaugurada a primeira usina fotovoltaica do Cariri que garante energia limpa para o Fórum. Com 500 painéis solares, o parque solar representa uma economia anual aos cofres públicos estimada em R$ 200 mil e beneficia três unidades judiciárias da região e mais seis fóruns trabalhistas no estado. “Resta parabenizar a desembargadora Regina Gláucia pela instalação da primeira usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho da 7ª Região e, ademais, por sua colaboração para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou o presidente Durval Maia.

Foto do Presidente da OAB - Subseção Juazeiro do Norte, Vavá Lemos, presidente do TRT-7, Durval César Maia e o Corregedor-Regional, Clóvis Valença. Estão ao lado da placa do estacionamento inaugurado no dia do evento
Presidente da OAB - Subseção Juazeiro do Norte, Vavá Lemos, presidente do TRT-7, Durval César Maia e o Corregedor-Regional do Tribunal, Clóvis Valença no estacionamento para advogados recém-reformado pela OAB

Poesia no estacionamento

No decorrer da solenidade, o ator e poeta Bruno Tavares recitou uma poesia com o mote “cápsula do tempo”. Uma homenagem em versos que narra a importância de relembrar o passado e aperfeiçoar o futuro. Tanto a apresentação do artista local quanto a solenidade, foram realizadas no estacionamento para advogados recém-reformado pela OAB subseção de Juazeiro do Norte, sob a presidência do advogado Vavá Lemos.

Assista ao vídeo produzido para o evento: