Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Linguagem simples deve fazer parte dos textos do Poder Judiciário

Os textos de despachos, decisões ou julgamentos nem sempre são compreendidos pelos jurisdicionados. Pensando nessa questão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda aos tribunais que usem a linguagem simples, clara e acessível, com o uso, sempre que possível, de elementos visuais que facilitem a compreensão da informação. A Recomendação 144 do CNJ está vigorando desde agosto deste ano.

O normativo considerou, dentre outros aspectos, a necessidade de disseminar a produção de comunicações claras, objetivas e inclusivas que permitam que os cidadãos e cidadãs tenham acesso fácil, entendam e consigam utilizar as informações produzidas pelos órgãos do Poder Judiciário, além de atender aos princípios estabelecidos na Resolução CNJ 395/2021, que instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

A recomendação prevê que, para os atos que veiculam conteúdo essencialmente técnico-jurídico, poderá ser construído documento em versão simplificada que facilite a compreensão. Outra ferramenta a ser utilizada é o código de resposta rápida (QR Code) para fornecer informações complementares relacionadas ao documento, possibilitando o acesso a formas alternativas de comunicação, como áudios, vídeos legendados e com janela de libras.

Ilustração do acesso à ferramenta consulta cidadão. É uma imagem de fundo azul, tem um espaço em branco para colocar o número do processo e existem outras abas com serviços como "consulta de processos", "consulta de pautas", PJE 1o grau, PJE 2o grau
Acesso Consulta Cidadão: página do Processo Judicial Eletrônico, na aba PJe - Consulta Processual Simplificada

Justiça do Trabalho do Ceará

O TRT cearense já se antecipou na aplicação da linguagem simples. A ferramenta “Consulta Cidadão” está disponibilizada para os jurisdicionados nas plataformas da instituição. Trata-se de uma funcionalidade do Processo Judicial Eletrônico (PJe) que apresenta informações com linguagem simplificada. Traduz os termos jurídicos da consulta processual do PJe para uma linguagem mais acessível aos trabalhadores e empregadores. 

O comitê de Inovação e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-7 atuaram para a implantação do “Consulta Cidadão” no Regional cearense. Para a tradução da linguagem, houve a participação de várias instituições. Em 2022, ocorreu a  oficina: “Consulta Cidadão: uma consulta processual com linguagem simples''. O encontro teve a contribuição de advogados, servidores do Tribunal de Justiça, da Justiça Militar, do Tribunal Regional Federal, comunidade acadêmica, além de servidores e estagiários do TRT-7.  

Acesse aqui a ferramenta Consulta Cidadão.

Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas

Conforme embasamento da Resolução 144/2023 do CNJ, observou-se ainda que a linguagem atua como meio para a redução das desigualdades (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 10, da Agenda 2030 da ONU) e para a promoção da transparência, da participação, do controle social e do acesso aos serviços públicos.