logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Juiz defende que enfrentamento do suicídio exige diálogo entre diversas áreas de conhecimento

Autoridades e professores na composição da mesa de abertura
Mesa de abertura do evento contou com juiz do trabalho, advogados, professores e psicólogos

O enfrentamento de problemas modernos que surgem no mundo do trabalho e de outros antigos, mas que persistem nos tempos atuais como o suicídio, necessita de diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, como o Direito, a Psicologia, a Filosofia, a Sociologia, a Administração, a Contabilidade e os ramos da Saúde. Foi o que defendeu o gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) do TRT-7, juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, durante a abertura do seminário realizado na noite de terça-feira (19/9), no auditório da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, como parte da programação do Setembro Amarelo.

Juiz Raimundo Neto palestrou na abertura do evento
Juiz Raimundo Neto palestrou na abertura do evento

O magistrado destacou, como exemplo, a parceria firmada entre diferentes profissionais e instituições para a própria realização do evento na região norte do Estado, destacando a importância do debate em torno do tema suicídio para que se possa entendê-lo sob as diferentes abordagens possíveis e permitir ações preventivas ainda mais efetivas. Ele reafirmou o compromisso do Programa Trabalho Seguro, que também tem como gestor, no Ceará, o desembargador Francisco José Gomes da Silva, com ações para o norte cearense e o desejo de fortalecimento da unidade com as universidades e faculdades locais, sindicatos, Ordem dos Advogados (OAB) e demais setores da sociedade civil.

Evento ocorreu no auditório da UVA, em Sobral
Evento ocorreu no auditório da UVA, em Sobral

O seminário alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio, como parte do Setembro Amarelo, foi aberto às 18h30 com o painel formado pelo professor Francisco Carvalho, vice-reitor da UVA, e pelas também professoras da UVA Betânia Moraes, Helena Mara e Ana Íris, e pelos advogados Haroldo Linhares (Comissão de Direito do Trabalho da OAB-Sobral) e Geany Vasconcelos (Comissão de Direito e Saúde da OAB-CE). Na sequência, houve o painel formado pelos psicólogos Jucelino Tomás, Adriana Cristina e Betânia Moraes, que enfatizaram a necessidade de fortalecimento da cultura de promoção da qualidade de vida e prevenção do suicídio.

Estiveram presentes a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Sobral, Kaline Lewinter, o presidente da Subseção da OAB-Sobral, Ézio Azevedo, o secretário adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte, o coordenador do Curso de Direito da UVA, professor Flávio Pinheiro, e a gerente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Edilene Valentim. Cerca de 150 pessoas, entre trabalhadores, dirigentes sindicais, advogados, professores, servidores da Justiça do Trabalho, alunos e servidores da UVA, prestigiaram o evento.