Juiz defende que enfrentamento do suicídio exige diálogo entre diversas áreas de conhecimento
- Página atualizada em 20/09/2023

O enfrentamento de problemas modernos que surgem no mundo do trabalho e de outros antigos, mas que persistem nos tempos atuais como o suicídio, necessita de diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, como o Direito, a Psicologia, a Filosofia, a Sociologia, a Administração, a Contabilidade e os ramos da Saúde. Foi o que defendeu o gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) do TRT-7, juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, durante a abertura do seminário realizado na noite de terça-feira (19/9), no auditório da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, como parte da programação do Setembro Amarelo.

O magistrado destacou, como exemplo, a parceria firmada entre diferentes profissionais e instituições para a própria realização do evento na região norte do Estado, destacando a importância do debate em torno do tema suicídio para que se possa entendê-lo sob as diferentes abordagens possíveis e permitir ações preventivas ainda mais efetivas. Ele reafirmou o compromisso do Programa Trabalho Seguro, que também tem como gestor, no Ceará, o desembargador Francisco José Gomes da Silva, com ações para o norte cearense e o desejo de fortalecimento da unidade com as universidades e faculdades locais, sindicatos, Ordem dos Advogados (OAB) e demais setores da sociedade civil.

O seminário alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio, como parte do Setembro Amarelo, foi aberto às 18h30 com o painel formado pelo professor Francisco Carvalho, vice-reitor da UVA, e pelas também professoras da UVA Betânia Moraes, Helena Mara e Ana Íris, e pelos advogados Haroldo Linhares (Comissão de Direito do Trabalho da OAB-Sobral) e Geany Vasconcelos (Comissão de Direito e Saúde da OAB-CE). Na sequência, houve o painel formado pelos psicólogos Jucelino Tomás, Adriana Cristina e Betânia Moraes, que enfatizaram a necessidade de fortalecimento da cultura de promoção da qualidade de vida e prevenção do suicídio.
Estiveram presentes a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Sobral, Kaline Lewinter, o presidente da Subseção da OAB-Sobral, Ézio Azevedo, o secretário adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte, o coordenador do Curso de Direito da UVA, professor Flávio Pinheiro, e a gerente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Edilene Valentim. Cerca de 150 pessoas, entre trabalhadores, dirigentes sindicais, advogados, professores, servidores da Justiça do Trabalho, alunos e servidores da UVA, prestigiaram o evento.