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Composição

Índice de Artigos

Abaixo encontram-se enumerados os membros do INOVA7, clique nos nomes para ver seus minicurrículos:

KARLA YACY CARLOS DA SILVA
Magistrada Coordenadora do Laboratório INOVA7.

DEVEN MOURA MILLER
Laboratorista.

NEIARA SÃO THIAGO CYSNE FROTA
Laboratorista.

CLÁUDIA GIOVANA LOPES SILVA
Laboratorista.

FERNANDO ANTÔNIO DE FREITAS LIMA
Laboratorista.

FRANCISCO JONATHAN REBOUÇAS MAIA
Laboratorista.

PATRICIA CABRAL MACHADO
Laboratorista.

ABEL TEIXEIRA ARIMATEIA
Laboratorista.

SILVANA MARIA TEIXEIRA DIAS
Laboratorista.

HUGO CARDIM PINHEIRO
Laboratorista.

CRISTIANO CARVALHO FIALHO
Laboratorista.

 


KARLA YACY CARLOS DA SILVA
Magistrada Coordenadora do Laboratório INOVA7.

Mestra em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Especialização em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Especialização em Jurisdição Inovadora - para além de 2030, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Premiada na categoria “Executiva de Inovação” na edição de 2022 do Prêmio de Inovação J. Ex, promovido pelo J. Ex com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). Atuou como instrutora na “Oficina de Design Thinking: Concebendo Soluções Inovadoras para o TRT7”, promovida pela EJUD7 em 28/09/2022 (4h). Foi palestrante no 15º Encontro do Grupo de Estudos da EJ-TRT6, apresentando a webconferência “Visual Law na prática: como aplicar maior assertividade na comunicação jurídica”, em 14/06/2021. Atuou como debatedora na liveDiálogo sobre Inovação”, promovida pela EJUD7 em 30/09/2021. Participou como moderadora na Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região de 2022, realizada pela EJUD7 em 2022. Autora de artigos publicados em revistas, dentre eles: 1. "Apontamento sobre o “Juízo 100% Digital” na Justiça do Trabalho - Revista dos Tribunais, vol. 1032, p. 421-432, Dez/2021; 2. O acesso à justiça através da Cooperação: implementação da ODS 16 pelo Poder Judiciário – Revista dos Tribunais, vol. 1032, p. 421-432, Dez/2021; 3. CEJUSC Digital: Acesso, Inovação e Sustentabilidade - Revista do TST, Ano 88, out/dez. 2022; 4. Do uso da tecnologia à adesão da Justiça do Trabalho ao Microssistema da Justiça Digital – Revista TRT 23 nº5, Dez./2022; 5. Justiça 4.0 e o acesso sob a lente da Agenda 2030 da ONU – Revista do TRT 10, v. 26, nº 2, 2022; 6. Justiça Digital: inovação e sustentabilidade – Revista do TRT 2, v.15, n. 29, jan./jun. 2023. Possui diversas certificações por participações em cursos e eventos sobre inovação, somando 460 horas.

 


DEVEN MOURA MILLER
Laboratorista.

Servidora do TRT-7ª Região, atualmente exercendo o cargo de Assessora de Governança das Contratações, Obras e Sustentabilidade. Graduação em Direito pela UFAL e Pós-Graduação em Direito e Processo Administrativo pela UNIFOR. Exerceu os cargos de Diretora da Divisão de Material e Logística e de Secretária Administrativa.  Atuou como Assessora de Controle Externo no TCE/AL e Assessora Jurídica do SEBRAE/AL. Possui Certificação  em Gestão de Riscos - C31000TM Certified ISO 31000 Risk Management Professional, obtida em 2023. Integrante do Comitê Gestor da Política de Inovação do TRT7, do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável  (PLS), da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. Possui Certificação de Capacitação no Curso do Modular em Laboratório de Inovação Centro de Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Módulo 02 “A”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, CFJ e PNUMA, em 2021, COM 108 (cento e oito) horas. Participou do 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, realizado em 2021, com carga horária de 28 (vinte e oito) horas e do III Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário, realizado pelo CNJ, em 2021, com carga horária de 09 (nove) horas. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking,  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas. Possui Certificação de Capacitação em Gestão Ágil em Formação de Times além da TI com Organizador Ágil e Trello, ministrada por Jonathan Maia, em 2019. Possui Certificação no Curso Sustentabilidade e Agenda 2030, promovido pela EJUD1, em 2023, com 08 (oito) horas.

 


NEIARA SÃO THIAGO CYSNE FROTA
Laboratorista.

Servidora do TRT-7ª Região, atualmente exercendo o cargo de Diretora Geral. Já exerceu os cargos de Diretora Administrativa e Diretora da Secretaria de Orçamento e Finanças. Graduação em Administração pela Estácio e Especialização Administração Financeira pela Universidade Faculdade 7 de Setembro - FA7. Integrante do Comitê Gestor da Política de Inovação do TRT7. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking,  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas. Possui Certificação de Capacitação em Gestão Ágil em Formação de Times além da TI com Organizador Ágil e Trello, ministrada por Jonathan Maia, em 2019.

 


CLÁUDIA GIOVANA LOPES SILVA
Laboratorista.

Servidora do TRT7, atualmente exercendo o cargo de Diretora da Divisão de Gestão Documental e Memória. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-Graduação em Direito Administrativo, do Trabalho e Processual Trabalhista pela Faculdade Ateneu. Integrante do Comitê Gestor da Política de Inovação do TRT7. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking,  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas. Possui Certificação de Capacitação em Gestão da Inovação da Pensar Cursos, em 2023, com 30 (trinta) horas.

 


FERNANDO ANTÔNIO DE FREITAS LIMA
Laboratorista.

Servidor do TRT7 atualmente exercendo o cargo de Secretário Geral da Presidência. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, com concentração em Ordem Jurídica Constitucional. Especialização em Direito Processual Civil pela Faculdade Farias Brito. MBA em Administração Pública pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2004) e especialista em Direito Processual Civil. Autor do livro “Direitos Humanos e pobreza”, publicado pela editora Dialética.  Autor de diversos artigos, dentre eles: “O princípio da proibição de retrocesso no Direito do Trabalho: uma análise em face dos desafios da globalização econômica” na Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, v.36, p.63-68, 2014”; “Revolução Copernicana de Kant e suas possíveis relações com questões da epistemologia moderna e contemporânea” em Epistemologia Jurídica. 1ª Ed. Atlas, 2015; “O direito Internacional dos Direitos Humanos como instrumento de combate à pobreza” no XXII Encontro Nacional do CONPEDI/UNINOVE, 2014, São Paulo; “Globalização Econômica: uma análise dos seus impactos sobre a soberania e os Direitos Sociais” no XXIII Encontro Nacional do CONPEDI/UNINOVE, 2014, São Paulo. Possui Certificação  em Gestão de Riscos - C31000TM Certified ISO 31000 Risk Management Professional, obtida em 2023.

 


FRANCISCO JONATHAN REBOUÇAS MAIA
Laboratorista.

Exercendo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020, analista de tecnologia da informação e comunicação do TRT7 desde 2010, com experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará. Detentor das certificações em  gestão e inovação: Project  Management Professional © (PMP),  Professional Scrum Master II ©  (PSM II), Professional Scrum Product Owner I  © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials. Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS). Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).  Colaborador do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (Liods/CNJ) e integrante dos seguintes Comitês do TRT7: Comitê Gestor da Política de Inovação, Comitê de TIC, Subcomitê de Gestão de TIC, Subcomitê do Sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico), Subcomitê do Sistema SIGEP (Sistema de Gestão de Pessoas), Subcomitê do Sistema PROAD (Processo Administrativo).

 


PATRICIA CABRAL MACHADO
Laboratorista.

Servidora do TRT7, atualmente exercendo o cargo de Secretária de Governança e Gestão Estratégica. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000) e especialista em Gestão Pública (FGV) e Gestão de Processos. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase em gestão estratégica, gestão de projetos, gestão de processos, "BI - business intelligence", arquitetura organizacional e cultura organizacional. Atuou como professora universitária na Unichristus (Gestão de Projetos) e na Faculdade Farias Brito, coligada da FGV (Introdução à Administração e Planejamento estratégico). Foi instrutora na Escola Judicial do TRT da 15ª Região no curso de Desenvolvimento Gerencial com tema: Aprimorando a gestão por meio da gestão de processos. Teoria e prática (32 horas) para 100 gestores do tribunal e ministrou instrutoria para a Escola Judicial do TRT da 7ª Região em Gestão Estratégica, Comunicação Organizacional e Gestão do Tempo. Possui Certificação  em Gestão de Riscos - C31000TM Certified ISO 31000 Risk Management Professional, obtida em 2023 e em Gestão de Projetos Sociais/APMG International - Project DPro PM4NGOs. Possui Certificação de Capacitação em inovação com participação no evento “Inova JT Summit” nos dias 28 à 30 de junho de 2023, com carga horária de 20h, Certificação de Capacitação em Project Thinking Essentials - PTE (Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking),  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas.

 


ABEL TEIXEIRA ARIMATEIA
Laboratorista.

Servidor do TRT7, atualmente exercendo o cargo de Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Tianguá-CE. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.  Pós-Graduado em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - RJ (Pós-graduação Lato Senso). Especialização em Administração Judiciária (Faculdade Ateneu). Participação como instrutor do Curso Nacional de Formação de Multiplicadores do PJe realizado em Brasília. Participação na implantação do PJe em Fortaleza, Aracati e Tianguá. Participação, como aluno, de todos os treinamentos ministrados pelo CSJT para implantação do Pje na Vara piloto de Caucaia – CE. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking,  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas.

 


SILVANA MARIA TEIXEIRA DIAS
Laboratorista.

Servidora do TRT-7ª Região, atualmente exercendo o cargo de Coordenadora da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR e Especialização em Administração de Recursos Humanos pela UVA- Universidade Vale do Acaraú. Integrante do Comitê Gestor da Política de Inovação do TRT7. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking,  ministrada pelo Professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 (dezoito) horas. Possui Certificação de Capacitação em Gestão Ágil e Desenvolvimento de Times no Judiciário, em 2018, com 15 (quinze) horas, ministrado por Jonathan Maia.

 


HUGO CARDIM PINHEIRO
Laboratorista.

Servidor do TRT-7ª Região, atualmente exercendo o cargo de Diretor de Comunicação Social. Graduado em Publicidade e em Jornalismo, tem especialização em Comunicação Pública e é analista de comunicação social do TRT-7. Atua em comunicação pública há 16 anos, com passagem pelos setores de comunicação da Secretaria de Saúde do Recife e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. É tricampeão do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Artigo Acadêmico. Na iniciativa privada, tem experiência em criação, com projetos para clientes dos setores de construção, educação, imobiliário, hospitalar e médico. Possui Certificação de Capacitação em em Metodologia Inovadora Project Thinking Essentials - PTE, que reúne Técnicas de Design Thinking, Gestão Ágil, Lean Startup, Neurociência Aplicada e Visual Thinking, ministrada pelo professor Eduardo Freire, em 2022, com 18 horas. Possui Certificação de Capacitação em Gestão Ágil e Desenvolvimento de Times no Judiciário, em 2018, com 15 horas, ministrado por Jonathan Maia.

 


CRISTIANO CARVALHO FIALHO
Laboratorista.

Servidor do TRT-7ª Região, atualmente exercendo o cargo de Assistente de Juiz na 17ª Vara do Trabalho de Fortaleza. Graduado em Direito. Possui Pós Graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário. Premiado em 2020 pelo TRT da 7ª Região com o prêmio Alta Performance pelo período de 2018/2020. Autor do Manual de Audiências Telepresenciais do TRT7, através da ferramenta google meet, utilizando modelo de Visual Law. Instrutor da Escola Judicial do TRT7, tendo ministrado o curso “Sistema Aud4” na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. É Conciliador Certificado pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ.