logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

No Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27), TRT7 alerta para altos índices de acidentes

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27 de julho, foi criado como forma de alertar empregados e empregadores, governos e a sociedade civil para importância de práticas que reduzam acidentes e doenças ocupacionais. No entanto, as estatísticas revelam que ainda é preciso avançar muito nesse tema. No Brasil, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho em 2022, com 2.538 mortes. Os números representam um crescimento de 7% em relação a 2021. O Ceará ocupa a 11ª colocação no ranking de notificação de acidentes por estados da federação, com 10,9 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Para um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), des. do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) Francisco José Gomes da Silva, a conscientização ainda é a melhor forma de prevenção de acidentes de trabalho. “O trabalhador quando sai de casa para o trabalho, espera voltar para sua família bem. Mas infelizmente, alguns empregadores não cuidam adequadamente de seus empregados. Embora a legislação os obriguem, alguns patrões não fornecem Equipamentos de Proteção Individual e exigem que os trabalhadores se exponham a riscos desnecessários. Tudo isso ocasiona acidentes”, alerta.

Ainda segundo o desembargador do TRT-7, a Justiça do Trabalho do Ceará tem promovido ações afirmativas no sentido de desenvolver o trabalho decente em todos os seus aspectos. Ele conclama a sociedade civil para se engajar nesta luta que trará grandes benefícios a todos os trabalhadores e suas famílias. “Empregador do Ceará, empregador de Fortaleza, evitem o acidente de trabalho. Tenham certeza, o valor que vocês gastam na prevenção de acidentes não é custo, é investimento que lhes trará retorno de imediato”, ressaltou.

Seminários

Para marcar a data, a gestão regional do PTS promove, nesta quinta-feira (27/7), três seminários no interior do Ceará para abordar a temática. O Seminário Trabalho Seguro no Cariri será realizado no Fórum da Justiça do Trabalho, em Juazeiro do Norte. O outro evento ocorre em Iguatu (região Centro-Sul do Ceará), na Faculdade Unific. Sobral (região norte do Ceará) também recebe seminário na sede do Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas. Todos os eventos reunirão trabalhadores, empresários, acadêmicos, advogados e demais interessados para debater temos relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no meio ambiente de trabalho.

Origem da data

No início da década de 1970, o país vivia o “milagre brasileiro”, período caracterizado pela explosão de investimentos econômicos. Porém, segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e cerca de 40% dos profissionais sofriam lesões. Diante desse cenário, um dos maiores financiadores internacionais, o Banco Mundial, cogitou cortar financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido.

Em resposta, em 1972, foi regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, resultando na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho, motivo pelo qual a data foi escolhida. A portaria nº 3236 institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a de nº 3237 tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 funcionários.