logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Cariri também sedia seminário do Programa Trabalho Seguro sobre acidente laboral e assédio

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, a gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) promoverá, no dia 27 de julho, no Cariri (região Sul do Ceará), seminários reunindo trabalhadores, empresários, acadêmicos, advogados e demais interessados nos temas.

Inscrições gratuitas aqui.

O evento ocorrerá no Fórum da Justiça do Trabalho no Cariri, em Juazeiro do Norte, e será aberto às 13h pelo juiz do trabalho titular da 3ª Vara do Cariri e diretor do Fórum do Cariri, Eliúde dos Santos Oliveira.

Às 13h20, o corregedor-regional do TRT-7, desembargador Clóvis Valença Alves Filho, proferirá palestra com o tema “O papel dos Sindicatos - Laboral e patronal, na atividade de prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, tendo como debatedores o juiz do trabalho titular da 2ª Vara do Cariri, André Esteves de Carvalho, e o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Marcsuel Bezerra Félix. A mesa será presidida pelo presidente da Subseção da OAB-Juazeiro, Francivaldo de Lemos Pereira.

Às 14h30, terá início a segunda palestra, a cargo do juiz do trabalho substituto da 8ª Vara de Fortaleza, Antônio Célio Martins Timbó Costa, que tratará do tema “Acidente de Trabalho e responsabilidade civil objetiva do empregador”, tendo como debatedores os advogados Igor Otoni Amorim e Yanna Paula Luna Esmeraldo. A mesa será presidida pelo juiz do trabalho titular da 1ª Vara do Cariri, Fabrício Augusto Bezerra e Silva.

Às 15h40, ocorre o lançamento do livro “Da Nau à Inteligência Artificial – Acidentes de Trabalho na Sociedade de Risco”, do juiz Célio Timbó, com sessão de autógrafos e coffee break.

A última palestra ocorrerá às 16h30, com a procuradora do trabalho Mariana Férrer Carvalho Rolim, que tratará do tema “Por uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, tendo como debatedores a advogada Francisca Marta Otoni Marinheiro Rodrigues e o engenheiro civil, perito e engenheiro de segurança do trabalho Samuel Bezerra Cordeiro. A mesa será presidida pelo presidente da Subseção da OAB-Crato, Aderson Feitosa Ferro Terceiro.

Estatísticas

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, projeto coordenado pela SmartLab de Trabalho Decente do MPT e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, entre 2012 e 2022, foram registrados no País 6,7 milhões de acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes. Apenas em 2022, foram 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2.538 mortes (um crescimento de 7% comparado a 2021). Os dados se referem apenas a empregos formais, o que indica uma subnotificação.

Serviço

Seminário Trabalho Seguro no Cariri
Data: 27 de julho de 2023 (quinta-feira)
Local: Fórum da Justiça do Trabalho no Cariri
Endereço: Rua Rafael Malzoni, 761 - São José - Juazeiro do Norte/CE
Inscrições aqui