logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ouvidoria e Cejusc do TRT-7 mediam reunião com a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará

Foto em que há um grupo de 7 pessoas sentadas. Há duas mulheres e 5 homens. No momento, o des. Antônio Parente está falando e gesticulando e todos estão olhando para ele.
Socorro França titulariza a primeira Secretaria de Direitos Humanos no Ceará

Com o intuito de fortalecer ações em prol da cidadania, a Ouvidoria e o Centro de Conciliações - Cejusc 2º Grau do TRT da 7ª Região promoveram reunião na última sexta-feira (14/7), na sede do Tribunal, com representantes de secretarias do Estado do Ceará. A pauta de discussões incluiu ações voltadas para os egressos do sistema prisional, cotas para pessoas com deficiência, trabalhadores catadores de resíduos recicláveis, dentre outros grupos em situação de vulnerabilidade.

Veja mais fotos aqui.

Advogado Marcelo Feitosa, secretário executivo Jovanil Oliveira, secretária estadual Socorro França, desembargadores Jefferson Quesado e Antônio Parente, técnico estadual Jalmir Teles

O ouvidor do TRT-7, desembargador José Antônio Parente da Silva, e o coordenador do Cejusc, desembargador Jefferson Quesado Junior, conduziram a reunião, que teve como convidados a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, o secretário executivo dos Direitos Humanos, Jovanil Oliveira e o técnico responsável pela política de combate ao trabalho escravo. O advogado Marcelo Feitosa também esteve presente.

O magistrado Antônio Parente destacou que a reunião foi produtiva no sentido de dar o pontapé inicial para concretizar termos de cooperação e convênios. “Fizemos uma parceria no sentido de reunir os órgãos estaduais que lidam com questões  ligadas às pautas sociais e de valorização do trabalho, e dessa forma fazermos encaminhamentos práticos”, enfatizou.

Socorro França citou várias competências eleitas como prioritárias pelo Governo do Estado. Mencionou o cuidado da pessoa com deficiência, do idoso, questões ligadas às pessoas desaparecidas, aos migrantes e à cultura de paz, através da justiça restaurativa. “Além de dar visibilidade, nós temos que mostrar como essas pessoas são importantes para a nossa vida e para o nosso planeta”, frisou.

Outro destaque feito na reunião foi em relação aos egressos do sistema prisional e catadores de resíduos recicláveis. A secretária de Direitos Humanos sugeriu fazer uma reunião com várias secretarias do Governo do Estado e o TRT do Ceará. “Cada um vai trazer a sua expertise para dar a dimensão de como o Estado está trabalhando. A Justiça do Trabalho é um instrumento de dignificação do homem”, finalizou Socorro França.

Reunião de Brasília

O encontro no Tribunal foi um desdobramento de audiências em Brasília neste mês de julho em que participaram o ouvidor e o coordenador do Cejusc do TRT-7. As tratativas envolveram várias instituições como os Ministérios dos Direitos Humanos, do Trabalho e do Meio Ambiente, assim como o TST, CNJ, e órgãos ligados à Presidência da República. Segundo o desembargador Antônio Parente, a ideia é replicar nos estados políticas públicas voltadas para os direitos humanos.