logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 lança a Cartilha do Trabalhador: Conheça Seus Direitos

Uma mulher e três homens em pé segurando a cartilha do trabalhador
Prefeito de Fortaleza, José Sarto, e presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, receberam a Cartilha do Trabalhador das mãos do desembargador do TRT-7 Antonio Parente

Assegurar o acesso a informações da legislação que rege as relações de trabalho. Este é o objetivo principal da Cartilha do Trabalhador: Conheça seus Direitos, lançada no sábado (1º/7), durante o projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara”, da Câmara Municipal de Fortaleza, ocorrido no bairro Quintino Cunha. A publicação foi distribuída à população que foi ao evento tirar dúvidas sobre direitos trabalhistas no estande do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). No local, dez servidores se revezaram no compartilhamento do material educativo e dando encaminhamento a demandas de trabalhadores e trabalhadoras.

Veja mais fotos aqui.

Presente no evento, o ouvidor do TRT-7, desembargador Antonio Parente, demonstrou entusiasmo com a publicação. “Esta cartilha, fruto de parceria da Justiça do Trabalho do Ceará com a Câmara Municipal de Fortaleza, veio em boa hora, em que o Tribunal participa desse importante projeto de aproximação de seus serviços com a população em geral. O conteúdo da cartilha foi revisado com as informações trabalhistas mais atualizadas para que o trabalhador e a trabalhadora possam exercer com dignidade seu direito ao trabalho”, declarou.

Grupo de pessoas em pé no estande do TRT7 com a cartilha do trabalhador
Equipe de servidores do TRT-7 que passaram a manhã de sábado realizando prestação de serviços à população

O presidente do TRT-7, desembargador Durval Maia, considera que “a cartilha tem a pretensão específica de disponibilizar aos trabalhadores e aos empregadores, notadamente para aqueles menos apetrechados de informações, especialmente por falta de acesso à internet ou por desconhecimento dos sistemas informatizados do Tribunal, informações claras e objetivas que lhe permitam ajuizar reclamações e outros pedidos, seja no Tribunal, seja nas varas do trabalho da 7ª Região”, afirma o gestor em texto de apresentação da publicação.

Rapaz e desembargador seguram a Cartilha do Trabalhador
Nicolas tirou dúvidas trabalhistas no estande do TRT-7 e recebeu a Cartilha do Trabalhador das mãos do desembargador Parente

Meu Bairro, Nossa Câmara

O bairro Quintino Cunha foi o escolhido para representar a Regional 3 e receber a segunda edição do projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara”. O evento tem como objetivo ouvir as sugestões da população e formalizar projetos de lei que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos da Capital, além de promover uma manhã de prestação de serviços dos mais variados órgãos e entidades parceiras.

um homem segura cartilha e gesticula em direção a um trabalhador
César Pinheiro, servidor do TRT-7, participou da elaboração da Cartilha e tirou dúvidas de trabalhadores no local

O programa conta com uma programação diversificada voltada para os moradores da região. Além da emissão de diversos documentos, a ação conta com atendimento da Ouvidoria da Casa, corte de cabelo, massoterapia, designer de sobrancelha, distribuição de mudas, vacinação de pets, aferição de pressão arterial, dentre outras atividades.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, destacou mais uma importante realização dessa atividade que vem levando a Casa Legislativa para mais próximo dos fortalezenses. “Esta é a segunda edição do projeto, que vem contando também com a parceria com várias outras instituições, que estão sendo generosas, pois se envolvem, se dedicam, e de fato estão comprometidos em levar a Câmara para os bairros da cidade”, repercutiu Gardel.

O presidente salientou que a população do Quintino Cunha recebeu bem o evento com participação massiva da comunidade do entorno. “A atividade está lotada e a população de fato está participando, vindo, procurando, buscando, se inteirando dos nossos serviços. É mais uma ação de sucesso da Câmara”, disse o presidente.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também participou do evento e parabenizou a Câmara pela iniciativa junto às comunidades. “Quero parabenizar mais uma vez o vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, por essa iniciativa que aproxima a Câmara Municipal da população de um modo geral”, declarou.

O gestor municipal recebeu a Cartilha do Trabalhador das mãos do desembargador Parente e elogiou a iniciativa.

Serviço

Projeto Meu Bairro, Nossa Câmara
Próxima data: 5 de agosto
Local: Regional 4 (endereço a confirmar)

Acesse a versão digital da Cartilha do Trabalhador aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza