logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE realiza seminário sobre metas de gestão

A nova administração do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região definiu que entre as metas de gestão para o Biênio 2008/2010 estão ações que possam ser caracterizadas pela capacidade de inovação e criatividade, além da harmonia com os princípios constitucionais. Essa revelação foi feita pelo presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, ao abrir o seminário realizado na última quinta-feira, dia 31 de julho, no Auditório do TRT.
De acordo com o presidente, “as ações administrativas do Tribunal serão executadas focalizando suas práticas de gestão no sentido de atender as necessidades e anseios do cidadão, visando à melhoria da gestão da instituição e na tramitação dos processos de trabalho, garantindo à sociedade uma justiça célere, eficaz e acessível aos jurisdicionados”.
Para informar ao corpo dirigente e aos servidores do Tribunal, foi realizado um amplo debate sobre a implantação do Planejamento Estratégico do TRT/CE e sobre os impactos decorrentes do Sistema Unificado de Administração Processual (SUAP).
As apresentações foram feitas pelos consultores João de Paula Monteiro e Danuza Façanha, da Personal Consultoria, e pelo desembargador Cláudio Brandão, do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia - 5ª Região, juntamente com o juiz Bráulio Gusmão, Titular da 1ª Vara de São José dos Pinhais, no Paraná.
O evento contou, também, com a presença dos desembargadores Cláudio Soares Pires, vice-presidente do TRT/CE, Manoel Arízio Eduardo de Castro, Laís Rossas Freire e Antonio Marques Cavalcante Filho, do secretário-geral da Presidência, Inocêncio Uchoa, e de diretores de 1ª e 2ª Instâncias, magistrados da Capital e Interior, assessores dos gabinetes dos desembargadores, chefes de setores, além de servidores.
No início da conferência sobre Planejamento Estratégico, o consultor João de Paula Monteiro ressaltou que, para atingir o objetivo, estão sendo estabelecidos passos concretos pelo presidente José Antonio Parente da Silva, sintetizando sua preocupação de informar bem sobre a importância do novo mecanismo, que é um processo contínuo e interativo, bem como com sua excelência funcional, baseada no tripé: racionalidade, simplicidade e agilidade.
O consultor destacou, também, algumas diretrizes estratégicas de gestão voltadas para resultados, como: as dimensões da gestão, o processo da gestão, equação da mudança de sucesso, sensibilização, capacitação de lideranças (planejamento estratégico e modelagem organizacional), visão do futuro e plano de atividades.
Outro ponto do seminário foi a apresentação feita pelo jornalista Moacir Maia, Assessor de Comunicação do TRT/CE, do novo projeto de comunicação do Tribunal para o biênio 2008/2010.
Com relação à implantação do SUAP - Sistema Unificado de Administração Processual, o desembargador Cláudio Brandão, do TRT/BA, e o juiz trabalhista Bráulio Gusmão, explicaram que a proposta prevê a implantação do processo digital e de uma única numeração processual para todo o Brasil, absorvendo, ainda, o e-DOC, e-JUS, Cálculo Trabalhista Rápido, Carta Precatória Eletrônica e o sistema AUD.
O Tribunal Superior do Trabalho e os outros Tribunais Regionais do Trabalho estão trabalhando de forma integrada para aperfeiçoar o referido sistema, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, contratada para este fim. Abordaram, ainda, temas técnicos sobre o sistema informatizado que será a base da Informática da Justiça brasileira, tais como: grupo de administração de dados (integridade do sistema), características do padrão de dados, banco das informações dos processos judiciais, produção de conteúdo para os processos e informações gerenciais, plano inteligente e processo digital tendo a Internet como ambiente num sistema modular e evolutivo, além de requisitos como infra-estrutura tecnológica apropriada, importância de quadro adequado de servidores na área de tecnologia e qualificação dos servidores judiciários.
No encerramento das atividades, o presidente Antonio Parente destacou a necessidade do envolvimento crescente de todos os que compõem o Tribunal, magistrados e servidores, para que a Justiça do Trabalho no Ceará tenha como evoluir na qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados.