logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Tribunal comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Aderbal Nunes Freire, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará- 7ª Região, iniciou às comemorações alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, ontem, cuja data é festejada de 23 a 29 de outubro. A abertura oficial da programação, no auditório do 4º andar – Anexo II, foi feita pelo Desembargador José Antonio Parente da Silva, presidente do TRT/CE, que fez uma explanação sobre a importância do evento, que tem como objetivo promover festejos e comemorações de caráter cultural e popular destinados a incentivar o hábito de leitura e o desenvolvimento sociocultural do País. Em seguida, falou também sobre vários projetos em andamento e outros já sendo executados pela Biblioteca na atual gestão. Tais como: empréstimo de livros via malote para as Varas do interior; catalogação de artigos de periódicos (6.700 já catalogados); participação da Redit- Rede de Documentação e Informação da Justiça do Trabalho por meio do Siabi- Sistema de Automação que hoje é padrão na Justiça trabalhista. Vale salientar, que o TRT 7ª Região é o precursor desta rede e sua biblioteca vice-coordenadora da Redit.

Sobre os projetos em andamento, o Presidente do TRT/Ceará destacou a ampliação da Biblioteca, em fase de elaboração pelo Setor de Engenharia; compra de mais de 300 livros, incluindo um kit jurídico básico para cada gabinete dos Desembargadores e Varas do Trabalho da capital e do interior; aquisição de assinatura do Magister Net para os Desembargadores e implantação de uma Videoteca, visando equipar a Biblioteca com equipamentos de multimídia, entre outros projetos.

Como parte da programação, houve um recital do Coral Sétima Voz exibindo músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova. Na seqüência, ocorreu uma apresentação dos violonistas Djalma Veloso e Rafael Montenegro, da Associação Cultural Nova Acrópole. Posteriormente, aconteceu um desfile bibliocultural com modelos mostrando algumas obras culturais. Na oportunidade, o advogado, mestre e doutorando em Direito, Marcelo Ribeiro Uchôa, comentou algumas importantes publicações de autores de livros ligados ao Direito do Trabalho, Epistenologia, Hermenêutica Constitucional, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Por último, a bibliotecária deste Regional, Rejane Albuquerque, coordenou a exibição de um vídeo em homenagem ao centenário de Machado de Assis. A solenidade foi concluída com um coquetel patrocinado pelo Sindissétima e sorteio de obras literárias em formato eletrônico Expressivo número de funcionários prestigiou o evento.