logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Comissão de Gestão Ambiental exibe filme e entrega caixas para coleta seletiva no fórum

A Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região já cumpre calendário de atividades com o objetivo de ampliar as ações de consciência e de engajamento para preservação ambiental no âmbito do TRT/CE.

Foi com esse objetivo que no dia 08 deste mês, na Sala de Reuniões do Fórum Autran Nunes, Edifício Dom Hélder Câmara, foi exibido o filme curta-metragem “SOS COCÓ”, de autoria de Camilo Ximenes, premiado no Fest Pacoti - Festival de Vídeos Ecológicos de Pacoti, e que versa sobre a necessidade de preservação do Parque do Cocó.
Na reunião, a presidente da Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE, juíza Aldenora Siqueira, Titular da Vara de Baturité, fez a entrega de caixas e depósitos para coleta seletiva de papel que serão distribuídas para cada uma das Varas e demais setores do Fórum.

A presidente da Comissão conclamou os servidores presentes a se juntarem a esse trabalho apresentando idéias e sugestões, possibilitando a criação e definição do Projeto de Proteção ao Meio Ambiente para o Tribunal, através da conscientização ecológica de cada um, buscando criar metas e ações que visem resguardar nosso Planeta.
Ela também informou que “a Agenda Ambiental do TRT/CE propõe uma nova visão da Administração Pública em relação ao consumo, adequando-o ao tripé da sustentabilidade sócio-ambiental, evitando desperdícios, contribuindo para melhoria da qualidade de vida de todos e para a proteção do planeta”.

Essas ações de defesa ao meio ambiente também fazem parte das recomendações do CNJ - Conselho Nacional da Justiça, que indica a utilização de papel reciclado e não clorado, a instituição da coleta seletiva de resíduos, selecionados em depósitos ou recipientes individuais para papel, plástico, metal e vidro, a utilização sustentável de energia e combustíveis, a utilização de edifícios com observância de proteção ao meio ambiente e impressão frente e verso.

A presidente da Comissão destacou, ainda, que a Constituição Federal de 1988 determina que o Poder Público deve cuidar do meio ambiente e que todos devem evitar o desperdício, com a redução do consumo, visando reduzir a quantidade de resíduos destinados ao lixo, além de efetivar a coleta seletiva.

Nesse sentido, o servidor Francisco Otávio destacou, a pedido da juíza Aldenora Siqueira, que a Vara de Baturité economizou 1.080 folhas no mês de setembro de 2008, após o atendimento da recomendação da Resolução nº. 11/2008 do CNJ para impressão frente e verso dos documentos.