logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ação social com crianças em biblioteca comunitária marca Dia de Combate ao Trabalho Infantil

crianças jogam capoeira
Capoeira foi uma das atividades praticadas no evento

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) promoveu ação social, na segunda-feira (12/6), na biblioteca comunitária Quintal Cultural Raimundo Vieira, situada no bairro Granja Lisboa, Fortaleza. O evento foi idealizado para fomentar ações educativas voltadas para crianças e adolescentes e contou com a parceria do Coletivo Cabinhas Leitores. Cerca de 50 estudantes compareceram ao evento.

Veja mais fotos aqui.

Foram realizadas atividades artísticas, doações de brinquedos e livros educativos e conscientização sobre a importância do estudo, leitura e brincadeiras na infância como forma de afastar crianças e jovens do trabalho infantil irregular. 

caixas de papelão com brinquedos e livros para doação, juiz de terno e gravata e a Lenice, dona da biblioteca
Lenice recebe do juiz Célio Timbó as doações arrecadas pelos estagiários do Programa Fada Madrinha

A ação foi uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-7. Os gestores do programa, desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque e o juiz Antônio Célio Martins Timbó Costa, escolheram a data da ação para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

O evento também foi uma parceria com o Programa Fada Madrinha do TRT-7, que promove capacitação para estagiários do órgão. A ação social do grupo arrecadou junto ao corpo funcional da Justiça do Trabalho do Ceará aproximadamente 500 livros, 160 brinquedos e 30 cadeiras.

Cabinhas Leitores

O público atendido pelo coletivo Cabinhas Leitores compreende majoritariamente crianças de 4 a 12 anos que moram nas cercanias das bibliotecas comunitárias da cidade de Fortaleza. Nos últimos seis anos, o coletivo atuou nos bairros Barra do Ceará, Centro, Barroso, Granja Lisboa, Meireles, Padre Andrade, Vila União e Varjota.

Quintal Cultural

O Quintal Cultural Raimundo Vieira é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com arte e cultura para crianças e adolescentes. A coordenadora da iniciativa, Lenice Ferreira, é poeta, escritora, compositora e cantora. Transformou sua própria casa num projeto social que beneficia a comunidade do bairro Granja Lisboa e adjacências.

Arena Castelão 

A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem também marcou um “golaço” em jogo no estádio Castelão. Com exibição de filmes com mensagens contra exploração do trabalho infantil, a ação sensibilizou milhares de torcedores que foram assistir à partida entre Ceará e CRB, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no sábado (10/6). A iniciativa integrou as ações do Programa para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 junho.

Apesar da derrota do time da casa por 3x1, a mensagem deixada contra o trabalho precoce de crianças teve um efeito positivo no coração do torcedor alvinegro. Na avaliação dos gestores regionais do Programa, a desembargadora Fernanda Uchoa e o juiz do trabalho Fábio Timbó, o desafio é grande e requer uma abordagem multidisciplinar, incluindo ações de marketing e comunicação.

A ação de comunicação na Arena Castelão foi possível graças à parceria firmada entre a gestão regional do Programa e o Projeto Ceará 2000. Fundado em 1993 com o objetivo de transformar e contribuir com o crescimento do Ceará Sporting Club, o Projeto também tem foco em iniciativas de responsabilidade social.

Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. A Justiça do Trabalho mantém programa permanente de combate ao trabalho infantil. O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em novembro de 2013. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para a erradicação do trabalho infantil e para adequação profissional de adolescentes.

Trabalho ilegal

No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz - a partir de 14 anos. E, mesmo para se tornar aprendiz, há requisitos a serem observados, como a proibição do trabalho em locais prejudiciais à formação, ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social ou que impeça a frequência à escola.