logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana da Conciliação Trabalhista é aberta com 300 audiências agendadas para o período

Audiência de conciliação de 1º grau presencial no Cejusc-JT

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, mutirão com o objetivo de promover a solução de conflitos trabalhistas de forma célere e amigável, teve início nesta segunda-feira (22/5), no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. São cerca de 300 audiências agendadas para o período, nos Centros de Conciliação (Cejusc) de primeiro e segundo graus.

Veja mais fotos aqui.

O mutirão é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em todo o país e além de proporcionar uma oportunidade para que trabalhadores e empregadores solucionem de forma rápida seus processos, também pretende difundir na sociedade a cultura da conciliação.

André Braga Barreto, juiz do trabalho e coordenador do Cejusc-JT 1º Grau

Como destaca o juiz do trabalho André Braga Barreto, coordenador do Cejusc-JT de primeiro grau, a importância da Semana é comunicacional e trazer à sociedade a conciliação como um instrumento de pacificação social. “O bom acordo é aquele que tem um equilíbrio, nem é uma barganha para a empresa e nem é um vilipêndio para o trabalhador”, explica o magistrado.

Para o juiz, as empresas tomam decisões gerenciais, que ao entrarem em choque com valores legais, enxergam a conciliação como uma possibilidade vantajosa. Proporcionando um realinhamento da política gerencial graças ao judiciário. “As grandes empresas já veem o acordo como uma ideia de pacificação e redução de custo, de eficiência mesmo", sinaliza André Barreto.

Advogada Rayssa França

A advogada Rayssa França ressalta como a conciliação permite resolver vários processos em um espaço de tempo menor. “É bom tanto para os empregados quanto para os empregadores. As partes ficam satisfeitas, podem conversar e serem ouvidas, sendo bem interessante”, salienta Rayssa.

Para a conciliadora do Cejusc-JT Lívia Rolim, as decisões tomadas por uma terceira figura no processo, como é o caso do juiz, não trazem tanta efetividade como no caso das partes se autocomporem. “Têm processos que é muito mais interessante que as partes cheguem à própria solução, e essa autonomia proporciona mais eficiência no comprimento”, evidencia a servidora.

Lívia Rolim, conciliadora realiza audiências do Cejusc-JT de 1º grau em formato teleprensencial

Para participar

É possível entrar em contato com os Centros de Conciliações para buscar um agendamento de audiência em qualquer época do ano. Para receber os pedidos de audiências, a Justiça do Trabalho do Ceará coloca à disposição de advogados, empregados e empregadores os contatos:

CEJUSC 1º Grau
Telefone e Whatsapp: (85) 3308-5815
E-mail: cejusc1g@trt7.jus.br
Endereço: Fórum Autran Nunes Ed. Des. Manoel Arízio: Av. Duque de Caxias, 1.150, 3º andar
Bairro: Centro - Fortaleza/CE - CEP 60.035-110

CEJUSC 2º Grau
Telefone: (85) 3388-9424
E-mail: cejusc2g@trt7.jus.br
Endereço: Rua Des. Leite Albuquerque, 1.077, 3º andar, Ed. Anexo 1 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP 60.170-151

Formulário eletrônico
Para conciliar, clique aqui.


Assista abaixo a uma matéria sobre o tema produzida pela TV Câmara Fortaleza: