Logo responsivo
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram
  • Youtube
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Estagiária e advogado foram os vencedores do Inova7 Talks do TRT do Ceará

Foto dos dois ganhadores e participantes da comissão de inovação
Alisson Felipe de Sousa (2º lugar), Jonathan Maia, Deven Moura, Maria Emmily de Menezes (1º lugar) e Silvana Dias

A segunda edição do evento Inova7 Talks da Justiça do Trabalho do Ceará ocorreu na sexta-feira (24/3) no Fórum Autran Nunes. Em torno de 250 pessoas, entre público presencial e virtual, assistiram a palestras sobre inovação, gestão e liderança. O evento foi aberto pela diretora do Fórum, a magistrada Ivânia Silva Araújo. A conselheira e coordenadora do Laboratório de Inovação do CNJ, Salise Sanchotene, enviou um vídeo de saudação aos presentes, que foi exibido no início do evento.

Veja as fotos aqui.

Os palestrantes, selecionados pela Comissão de Inovação do TRT-7, tiveram 15 minutos para apresentarem seu conteúdo aos presentes. Os autores das duas melhores palestras - de acordo com votação do público - ganharam um smartphone cada.

O secretário-geral da Presidência do Tribunal, Fernando Freitas, ressaltou a consistência do trabalho que vem sendo realizado. “O Inova7 Talks é um produto que surgiu das oficinas de laboratório e que está realizando entregas importantes dentro dessa área de inovação”. O gestor pontuou, ainda, a diversidade de participação dos expositores. “Ficamos muito felizes com a configuração que o evento ganhou porque estávamos realmente bem representados”, finalizou.

Foto da ganhadora fazendo sua exposição
Compostagem do TRT-7 foi abordada na palestra vencedora

Primeiro e segundo lugares

A ganhadora do primeiro lugar foi a estagiária da Seção de Gestão Socioambiental do TRT cearense, Emmily de Menezes. Com a exposição “O estudo de animais coletados no substrato da compostagem realizada no TRT-7: uma ferramenta para educação ambiental”, a estudante da Universidade Estadual do Ceará foi a vencedora do Inova7 Talks e levou para casa um smartphone e o reconhecimento do seu trabalho. 

Emmily fez uma apresentação acessível para todos os públicos. “Tentei deixar a apresentação didática, explicando os processos e trazendo conceitos biológicos para a linguagem popular para que todos entendessem”. O que mais alegrou a estagiária de Ciências Biológicas foi “ter levado o primeiro lugar falando de biodiversidade e alertando sobre como ela está perto da gente”, concluiu.

Foto do advogado Alisson Felipe. Ele veste paletó cinza e gravata vermelha.
Alisson Felipe integra a Comissão de Direito do Trabalho da OAB/CE e Grupo de Estudos de Direito do Trabalho da UFC

O advogado Alisson Felipe soube do evento através de um grupo de estudos e realizou sua inscrição. “Criação de ambiente online para facilitação do diálogo entre as partes antes da realização de audiência” foi a palestra que recebeu o segundo lugar na votação online. Alisson destacou que “otimização do tempo” e “reconstrução do diálogo entre as partes” motivaram a escolha pelo assunto.

Integrante do Laboratório de Inovação do TRT do Maranhão, a servidora Edivânia Kátia realçou que, algumas vezes, a ideia é individual e o laboratório é uma oportunidade para que a proposta seja abraçada por todos. “A gente precisa buscar novas formas de fazer aquilo que a gente faz de uma maneira melhor. Só vamos conseguir isso quando a gente pensar, refletir e propor novas ideias para que se transformem em soluções”, observou a participante que viajou para assistir presencialmente às palestras.

Foto do público presente que estava no auditório. Em torno de 60 pessoas estão assistindo às boas-vindas de conselheira do CNJ Salise Sanchotene, por videoconferênia
Conselheira do CNJ Salise Sanchotene participou por videoconferênia

Palestras do Inova7 Talks

As outras sete palestras foram “Cartão de crédito e financiamento bancário para alienações judiciais’ (André Braga Barreto - juiz do TRT-7); “Aplicação de abordagens ágeis de gestão no Setor de Folha de Pagamento” (Thais Evangelista Fernandes Brito - servidora do TRT-7); “Estagiário com Deficiência: diferenças entre capacitismo e capacitação” (Tamires Xavier da Silva - estagiária do TRT-7).

Com o tema “Diversidade e inclusão nas organizações contemporâneas: desafios e avanços” fez sua exposição o professor da Unifor Bruno de Souza Lessa; “Agenda de trabalho: aprenda a conciliar vida, estudo e trabalho de maneira inteligente e maximize seus resultados” (Daniel Camurça Correia - professor da Unifor) e “Representação sindical e base territorial: um adendo para a colaboração e celeridade das decisões judiciais” (Mariana de Sousa Barbosa - advogada OAB/CE).

Fora da competição por integrar a Comissão de Inovação do TRT-7, a secretária de gestão estratégica do Regional cearense, Patrícia Cabral Machado, realizou a exposição “Gestão à vista!”.

O evento, aberto ao público em geral, foi transmitido ao vivo pelo canal do TRT-7 no Youtube. As pessoas presentes foram recebidas com um café da manhã. Assista à íntegra da transmissão: