logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Primeira-dama do Ceará apresenta o programa Ceará Sem Fome à Justiça do Trabalho

Primeira dama no sofá conversando com o des. Durval
Primeira-dama foi recepcionada pelo presidente do TRT-7, desembargador Durval Maia

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, visitou a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), na sexta-feira (10/3), para apresentar o programa Ceará Sem Fome. Ela foi recebida pelo presidente do TRT-7, desembargador Durval Maia, e pelos desembargadores Antonio Parente e Francisco José Gomes. Na ocasião, a primeira-dama convidou a Administração do Tribunal para integrar o pacto social cujo objetivo é desenvolver ações intersetoriais de combate à fome.

Veja mais fotos aqui.

Segundo Lia Freitas, a ideia é que haja uma atuação coordenada e concorrente de diversos órgãos e entidades estaduais, com participação da sociedade civil “em torno da formulação de políticas públicas que consigam efetivamente levar comida à mesa de milhares de cearenses mais carentes”.

O desembargador Durval Maia prontificou-se em participar do programa Ceará Sem Fome, reforçando a disponibilidade da Justiça laboral em causas de responsabilidade social, a exemplo das recentes campanhas de arrecadação de alimentos implementadas pelo TRT-7 em 2021 e 2022. Juntas, as ações doaram mais de 50 toneladas de comida a pessoas em insegurança alimentar.

Ceará Sem Fome

O Programa “Ceará Sem Fome” terá três importantes frentes. A primeira é a distribuição de um cartão alimentação, que avaliará critérios, como famílias cadastradas no CadÚnico que atendem às normas de entrada no Bolsa Família, mas que estão em fila de espera; famílias que mesmo recebendo o benefício possuem renda insuficiente para alimentação ou com rendimento per capita com transferência de até R$ 168; famílias chefiadas por mulheres com baixa escolaridade ou com criança e adolescente de até 14 anos. A estimativa é que, ao todo, 86 mil famílias sejam beneficiadas em todo o estado. Com a distribuição do benefício, o intuito é também o fortalecimento do comércio local e a agricultura familiar nas cidades cearenses.

A segunda iniciativa é a criação de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs), que tem o propósito de firmar parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos envolvidas no combate à fome e unidades produtoras de refeição para fazer chegar alimento à mesa de cearenses em situação de pobreza e de extrema pobreza. A meta é de 100 mil pessoas atendidas com uma estimativa de mil USPRs, que deverão, cada uma, atender 100 pessoas por dia. O programa prevê ainda um auxílio financeiro – por meio de um cartão – para pagamento dos custos decorrentes da preparação das refeições.

A terceira frente trata-se da distribuição de itens de gênero alimentício, de higiene e limpeza, entre outros. A arrecadação ocorrerá mediante a realização de um grande pacto, que integrará não só o poder público, mas também a própria sociedade civil e todos com grande potencial de contribuir, a seu modo, no combate à fome em todo o estado.

Proposto pelo Governo do Ceará, o projeto de lei que cria o Programa Ceará Sem Fome foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no dia 15 de fevereiro deste ano.

Desembargadores do TRT-7 foram recebidos pelo governador no Palácio da Abolição
Desembargadores do TRT-7 foram recebidos pelo governador no Palácio da Abolição

Governador

Também na sexta-feira, no período da manhã, uma comitiva de desembargadores do TRT-7 realizou uma visita institucional ao governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na ocasião, o corpo diretivo do TRT-7, desembargadores Durval Maia (presidente), Roseli Alencar (vice-presidente) e Clóvis Valença Filho (corregedor), convidaram o chefe do executivo estadual para a cerimônia de posse do novo desembargador do órgão, João Carlos Uchôa, que ocorrerá no dia 31 de março.

Veja mais fotos da visita aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará