logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Publicada aposentadoria da desembargadora do TRT-7 Maria José Girão

Decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no dia 16 de fevereiro, concedeu aposentadoria à desembargadora Maria José Girão. Há 36 anos na magistratura trabalhista, sua última sessão no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) ocorreu no dia 3 de fevereiro. Ela também integrava a Primeira Turma de Julgamento do órgão.

A desembargadora Maria José Girão foi nomeada para o cargo de juiz do trabalho substituto da Justiça do Trabalho do Ceará em 1986 e tomou posse em 9 de junho do mesmo ano. No início da carreira, foi designada para atuar em várias Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), como as localizadas nos municípios cearenses de Fortaleza, Iguatu, Sobral, Crato, e também em São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

Em 1991, foi promovida para exercer o cargo de presidente da JCJ do Crato. Desde então, a magistrada assumiu a titularidade de seis varas do trabalho no interior, na região metropolitana e na capital (Crato, Iguatu, Sobral, 10ª JCJ de Fortaleza, Pacajus e 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza). As remoções sempre se deram a pedido da magistrada e pelo critério de antiguidade.

O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou, em 7 de junho de 2010, mediante promoção pelo critério de antiguidade, a magistrada para exercer o cargo de desembargadora do TRT-7. Sua posse ocorreu em 8 de junho de 2010.

Foi presidente do TRT-7 no biênio 2016-2018. Sua administração foi marcada pela estruturação da Segurança Institucional do TRT-7, pela continuidade dos serviços de reforma/ampliação das unidades de 1º grau, dentre os quais os Fórum de Maracanaú e de Caucaia, as Varas do Trabalho de Pacajus, de Quixadá, de Baturité, de Limoeiro do Norte e de Aracati e também pela realização de concurso público para os cargos de analista judiciário e de técnico judiciário.

“As iniciativas colocadas em prática, acima mencionadas, representam parte de todo um trabalho realizado em prol da Justiça do Trabalho no Estado do Ceará, durante os dois anos que administrei o Tribunal com a ajuda de Deus e da espiritualidade maior; dos colegas Desembargadores deste Regional (...)”, declarou a desembargadora no texto que apresenta a Revista de Gestão 2016-2018.

A desembargadora Maria José Girão também exerceu o cargo de corregedora regional do TRT-7, no biênio 2012-2014. Ela foi a primeira corregedora eleita. Até então, o cargo era ocupado cumulativamente pelo presidente ou pelo vice-presidente do Regional.