logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Vara do Trabalho de Iguatu promove momento de partilha de leitura

Marcus Vinícius e Matilde Lopes (ao centro) com pessoas ao redor aguardando as audiências

A Vara do Trabalho de Iguatu conta com uma biblioteca a serviço do público. Numa tentativa de divulgar o espaço e conquistar novos leitores, surgiu o projeto Partilhando Leituras, que de forma dinâmica e divertida proporciona aos jurisdicionados uma oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse do público pela leitura, tornando o tempo de espera pelas audiências em um momento menos tenso e prazeroso. A primeira ação ocorreu no dia 1º de fevereiro.

O diretor de secretaria Marcus Vinícius trouxe a inspiração da biblioteca da Vara do Trabalho de Sobral, onde trabalhou anteriormente. Além disso, contou sua participação no Projeto Odisseias Literárias do TRT-7, por meio do qual recebeu auxílio da bibliotecária Rejane Albuquerque na instalação do espaço em Iguatu, inaugurado em outubro de 2022. Marcus destacou a boa aceitação da comunidade da cidade. “Aqui em Iguatu você respira cultura. Tem muitos escritores, compositores e você percebe o gosto pela literatura”, ressaltou.

A servidora responsável pela condução dessa primeira edição da iniciativa, Matilde Lopes, destacou a importância do projeto. “É um momento de um diálogo diferenciado entre os servidores da Vara e as partes que estão aguardando a audiência. Foi um momento importante para a divulgação da nossa biblioteca, para conquistar novos leitores, bem como estimular o gosto pela leitura”, observou a servidora.

Marcus Vinícius e Matilde Lopes (ao centro) com pessoas ao redor aguardando as audiências

Na ocasião, o autor escolhido foi Oswald de Andrade, pela sua importância para a literatura, em buscar uma produção literária genuinamente brasileira, rompendo com a imitação dos modelos europeus. “Por ser o autor um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, que fez centenário no ano passado, e também pela temática que este autor abordou em suas obras como o rompimento com a tradição literária, denúncia da realidade brasileira, liberdade e inovação estética, o uso de uma linguagem coloquial, detalhes do cotidiano, crítica contundente a invasão portuguesa ao Brasil, a busca de uma identidade brasileira, presença dos povos indígenas em suas obras, reafirmando a importância desses povos para a construção do Brasil. Na oportunidade, trabalhamos com a leitura e uma pequena análise de dois poemas do Oswald: Pronominais e Erro de Português”, explicou Matilde.

Sobre este novo momento de partilha de leitura, a servidora destacou os desafios e os benefícios do projeto. “Foi desafiador e ao mesmo tempo prazeroso. Trabalhar e estimular a leitura é estar em contato com um público e com a literatura e o que ela pode nos proporcionar: informação, conhecimento, lazer, reflexões sobre a vida etc.”.

Ao avaliar como as pessoas receberam e responderam a este momento, Matilde evidenciou a receptividade. “É válido mencionar que nesse dia havia muitas pessoas aguardando as audiências, sendo o nosso primeiro contato nessa perspectiva. Não houve divulgação. Fizemos uma surpresa! Alguns ficaram atentos e gostaram da iniciativa”, concluiu a servidora.

Vara do Trabalho de Iguatu

A unidade da Justiça do Trabalho do Ceará de Iguatu está localizada a 380 km de Fortaleza, na Região Centro-Sul do estado, e configura-se como o principal pólo econômico da região. A Vara foi instalada em 1973. Sua jurisdição inclui as cidades de Acopiara, Aiuaba, Arneiroz, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós, Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre. Em setembro de 2022, o Fórum Trabalhista de Iguatu recebeu o nome de “Desembargador Judicael Sudário de Pinho”. O juiz titular da Vara de Iguatu é Jaime Luís Bezerra Araújo.