logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Magistrados do TRT-7 participam de Congresso Internacional sobre Violência de Gênero

Foto com os magistrados do TRT-CE, dos autores do livro e do Ministro do TST, Alberto Balazeiro. Eles estão em pé no auditório do Senac com um projetor ao fundo exibindo um slide da palestra do ministro do TST
Sequência da esquerda para direita: Tiago Dias da Silva (TJCE), José Macedo (UFC), Jessika Moreira (ÍrisLab), Durval Vasconcelos (TRT-7), Alberto Balazeiro (TST), Paulo Régis Botelho (TRT-7), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (UFC) e Fábio Zech (RZA Advogados)

A Justiça do Trabalho do Ceará participou na quinta-feira (26/1) do “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias (I Civige)”. O presidente do TRT-7 e o diretor da Escola Judicial, desembargadores Durval César de Vasconcelos Maia e Paulo Régis Machado Botelho, e o presidente da Amatra VII, Hermano Queiroz Júnior, participaram do evento, que ocorreu no auditório do Senac, em Fortaleza, com transmissão ao vivo no Youtube.

A iniciativa teve o objetivo de fomentar a promoção da igualdade de gênero, o acesso à informação e a cooperação para o desenvolvimento de uma cultura de paz. O público presente também foi capacitado através de amplo debate a respeito de temas atuais.

“A  conscientização  da sociedade, no que concerne à necessidade de redução e mesmo de extinção da violência de gênero, constitui fator determinante para pacificar a relação entre capital e trabalho, de modo geral, sendo particularmente relevante para a proteção da mulher no mercado de trabalho”, destacou o desembargador Durval César de Vasconcelos.

Foto da vice-governadora Jade Romero falando ao microfone em frente à tribuna. A gestora veste paletó de tom azul. Ao seu lado, consta a chefe de cerimonial que está de roupa cáqui e preta. Ambas estão sorridentes
Jade Romero também exerce o cargo de secretária das Mulheres do CE

A cerimônia de abertura foi realizada pela vice-governadora do Ceará, Jade Afonso Romero. A gestora reforçou que os homens também precisam se envolver nos debates de igualdade de oportunidades para todos. “A equidade de gênero não é problema das mulheres, é problema de toda a sociedade”, destacou. 

Foto do magistrado Hermano Queiroz e do conselheiro do CNJ, Marcio Luiz Coelho. Ambos estão de paletó, gravatas vermelhas e sentados num sofá. O juiz Hermano está falando ao microfone
Conselheiro do CNJ, Marcio Luiz Coelho e presidente da Amatra7, Hermano Queiroz

A palestra magna “Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher” foi proferida pelo Conselheiro do CNJ Márcio Luiz Coelho de Freitas. A mesa foi dirigida pelo presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região – (Amatra VII), Hermano Queiroz Júnior. O juiz evidenciou que a proteção do trabalho da mulher é uma das prioridades das Associações dos Magistrados.

“Uma das bandeiras importantes da Anamatra, e consequentemente das Amatras, é na defesa intransigente do papel da mulher no mercado de trabalho, no fim da discriminação salarial, contra o assédio moral e sexual, assim como contra a discriminação de gênero”, citou o presidente da Amatra VII.

“Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” está disponível para venda em plataformas virtuais

Lançamento

Durante a manhã, ocorreu o lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, dos autores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva. A apresentação do livro coube à professora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Maria Elisabete Ferreira.

De acordo com o autor e juiz de direito Tiago Dias, a obra aborda a questão do feminicídio, mas não focada na normatividade do crime, mas sim nos aspectos de prevenção e como isso pode ser atrelado a uma política de inovação do Poder Judiciário, nas instituições públicas. “O livro vai trazer como a tecnologia pode auxiliar no combate à violência doméstica”, concluiu. 

Encerramento

Finalizando as atividades do Congresso, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, realizou uma apresentação sobre Direito Antidiscriminatório. O ministro ilustrou sua exposição com várias decisões e avaliações dos julgados no âmbito do TST com a temática da proteção do trabalho. 

Civige

O I Civige é um projeto científico idealizado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (Brasil), o Departamento de Computação da UFC (Brasil), o Insight Data Science Lab da UFC (Brasil) e o Laboratório ÍRIS de Inovação e Dados da Casa Civil do Governo do Ceará (Brasil), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa | Porto (Portugal) e apoiado pelo Sistema Fecomércio Ceará (Fecomércio/CE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras instituições nacionais e internacionais.

Veja mais fotos aqui.

Assista ao vídeo (manhã): 

Assista ao vídeo (tarde):