logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Em 2022, TRT-7 apresentou Índice de Desenvolvimento Sustentável de 60%

Já se encontra disponível neste mês de janeiro, o novo Painel da Sustentabilidade do Poder Judiciário, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Justiça do Trabalho do Ceará apresentou o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em torno de 60% no ano de 2022. Foram consideradas ações de qualidade de vida, contratações, consumo de bens e serviços, além da gestão de resíduos.

Clique aqui para acessar o Painel.

A ferramenta permite aos Tribunais o acompanhamento das informações prestadas ao CNJ e que compõem o Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. Os dados de 2021 estão acessíveis integralmente, enquanto as informações do ano passado estão sendo compiladas até fevereiro de 2023, e serão divulgadas posteriormente.


Sustentabilidade no TRT-7

A assessora de governança das contratações, obras e sustentabilidade, Deven Miller, destacou que o TRT-7 aprovou o novo Plano de Logística Sustentável (PLS), através do Ato 195/2022,  referente ao ciclo de 2021 a 2026. Para melhor acompanhamento do normativo, foi elaborado um documento anexo com apresentação, objetivos, público-alvo, metodologia, indicadores, metas e variáveis.

“O PLS do TRT-7 é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, mecanismos de controle, monitoramento e avaliação, que permite ao Tribunal estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de despesas e processos. Representa, ainda, um convite ao corpo funcional, à força de trabalho auxiliar e, no que couber, aos jurisdicionados, para aderirem a essa nova visão de governança corporativa", frisou a gestora. 

Para execução do Plano de Logística Sustentável, foi estruturado um plano de ação para um grupo de indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Consumo de papel, água, copos, impressão, dentre outros indicadores, têm plano traçado para atingimento de metas. “Para cada indicador foi criado um plano de ação”, reforçou Deven.

Política de Sustentabilidade

A Constituição Federal brasileira estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse sentido, foi criada a Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução 400/2021. Trata-se de um aprimoramento da gestão do Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder Judiciário (Resolução 201/2015).

Esse conjunto de iniciativas reforça o compromisso da Justiça com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). A Política de Sustentabilidade está baseada nas dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social, ambiental e institucional – de forma integrada, indivisível e transversal.

Serviço

Política de Sustentabilidade do TRT-7:

 - Ato 195/2022 : Aprova o Plano de Logística Sustentável, referente ao ciclo de 2021 a 2026

- Anexo do Plano de Logística Sustentável (2021-2026): Apresentação, objetivos, público-alvo, metodologia, indicadores e metas e variáveis

- Plano de Ação Sustentável (2021-2026):  Plano de Ação com grupo de indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

- Painel da Sustentabilidade do Poder Judiciário: clique aqui.