logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro do TRT-7 visita o Museu da Indústria

Integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) em visita ao Museu da Indústria

Na terça-feira (24/1), integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) realizou visita ao Museu da Indústria, localizado no centro de Fortaleza, pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e ao Serviço Social da Indústria (Sesi). A comitiva foi liderada pelo desembargador do TRT-7 Francisco José Gomes da Silva para conhecer a exposição “Carnaúba – Árvore da vida”.

Veja mais fotos aqui.

A coordenadora pedagógica do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, explicou que a proposta da exposição é levar a planta da carnaúba ao local, fazendo o visitante sentir-se num carnaubal.

“Trabalhamos o conhecimento da planta da carnaúba aspectos biológicos, do clima ligado à caatinga, histórico da planta com os nativos e principalmente da cera, que tem um potencial industrial incrível para o Ceará em sua exportação”, declarou Patrícia.

Patrícia Xavier, coordenadora pedagógica do Museu da Indústria

O diretor financeiro da Fiec e presidente do Sindcarnaúba, Edgar Gadelha, destacou o caráter educativo da exposição como uma verdadeira aula de química, biologia, história e geografia sobre a carnaúba e sua trajetória.

“O Museu da Indústria tem essa finalidade de contar a história dos segmentos industriais. O objetivo dessa exposição é mostrar a história desse produto que é nosso, a carnaúba, um produto nativo do estado do Ceará e possui registros de mais de 150 anos de exportação. Além de ser um setor que emprega muito e possui uma importância socioeconômica para a nossa região”, reforçou Edgar.

Edgar Gadelha, diretor financeiro da Fiec e presidente do Sindcarnaúba

Desde 2022, o desembargador Francisco José Gomes vem articulando junto ao Getrin7 e outras entidades a criação de uma lei para regulamentar a atividade de carnaubeiro, que exerce uma função importante da economia em um ambiente adverso, como a caatinga nordestina. A visita compõe o estudo aprofundado desta causa.

“Essa mostra está muito organizada e bem montada. Nossa visita foi muito produtiva e educativa, pois passamos a compreender melhor a cadeia produtiva da Carnaúba. É preciso que a exposição seja divulgada para que outras pessoas possam visitar e aprender”, concluiu o magistrado, que também é gestor regional do Programa Trabalho Seguro.

Desembargador Francisco José Gomes, gestor regional do Programa Trabalho Seguro

Símbolo do Ceará

Árvore símbolo do estado do Ceará, a carnaubeira é uma planta própria do Nordeste brasileiro. Essa espécie de palmeira produz cera em suas folhas. Após ser refinada, a cera da carnaúba é empregada pela indústria na fabricação de produtos farmacêuticos, cosméticos, filmes plásticos e fotográficos. A cera também está presente na composição de revestimentos, impermeabilizantes e vernizes. Devido a sua origem natural, o produto também é empregado na indústria alimentícia.

Getrin7

O Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro reúne, além do TRT da 7ª Região, mais de 40 instituições públicas e privadas com o objetivo de desenvolver ações e políticas públicas para combater acidentes de trabalho.

Participaram da visita as seguintes instituições: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação Caatinga e Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (Sindcarnaúba).

 

 

Serviço
Exposição “Carnaúba – Árvore da vida”
Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h
Mais informações: museudaindustria-ce.org.br / 3201 3901