logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargador Cláudio Pires é homenageado no Fórum Saúde e Segurança do Trabalho

O desembargador Cláudio Soares Pires foi homenageado pelos demais integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), durante o Fórum Saúde e Segurança do Trabalho, realizado no dia (7/12), na sede do TRT-7. Há quase 40 anos atuando na magistratura trabalhista, o desembargador está em processo de aposentadoria.

Aqui o reconhecimento de seus pares e o respeito de todos nós, por uma vida dedicada à Justiça do Trabalho, sendo ativo instrumento na distribuição da paz e justiça social. Tudo fez em todos os nobilantes cargos que ocupou e nas relevantíssimas funções que lhe foram cometidas durante a sua exemplar trajetória na Justiça Laboral”, diz trecho do discurso lido pelo desembargador Francisco José Gomes da Silva na abertura do Fórum.

Outra parte da leitura ressalta sua devoção à magistratura. “A aposentadoria encerra um ciclo temporal de exclusiva e intensa dedicação a esta Justiça, tarefa que o nosso ilustre homenageado cumpriu com brilho, equilíbrio, competência, coleguismo, devotação e virtude. Seu afastamento se dá com a consciência e serenidade próprias de quem conhece a paz do dever cumprido e, mais que isso, abriga a certeza de ter deixado para todos nós um dignificante exemplo a seguir”.

Há 39 anos na magistratura trabalhista cearense, o desembargador Cláudio Soares Pires foi aprovado em segundo lugar para o cargo de juiz do trabalho substituto em 1983. Ele foi juiz titular de varas do trabalho em Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza e, desde agosto de 2006, é desembargador no TRT-7. Presidiu o Tribunal no biênio 2010-2012. Também já atuou como desembargador convocado do TST de junho de 2014 a dezembro de 2015.

Natural de Niterói-RJ, filho de Gustavo Gonçalves Pires e Maria Zeny Soares Pires, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1978. Antes de ingressar na magistratura, foi empregado de empresa comercial, tendo ocupado várias funções, de auxiliar de escritório a assistente jurídico-trabalhista.

O Fórum

Em sua sexta edição, o Fórum Saúde Segurança do Trabalho é uma parceria entre o Grupo de Comunicação O Povo e o TRT-7, por meio do Programa Trabalho Seguro. O evento reuniu advogados, trabalhadores, estudantes, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho. No encontro, foram debatidos temas como os desafios psicossociais no trabalho após a pandemia e a saúde de trabalhadores em plataformas digitais.

Leia íntegra do discurso em homenagem ao des. Cláudio Soares Pires aqui.